Título: PF solicita fotos para identificação de vítimas
Autor:
Fonte: O Globo, 08/06/2009, Rio, p. 8

Com a localização dos corpos pelos militares, parentes de passageiros do Airbus A330 perdem as últimas esperanças

A Polícia Federal pediu a parentes de passageiros do Airbus A330 da Air France que forneçam fotos para ajudar no processo de identificação dos corpos localizados pelos militares. Na manhã de sábado, cinco peritos desembarcaram no aeroporto de Fernando de Noronha. Eles cuidam dos preparativos para a identificação, mas esta só será feita em Recife. Na capital pernambucana, peritos farão exames de DNA: o material genético das vítimas do acidente será comparado com as amostras coletadas de seus parentes.

O Instituto Médico-Legal (IML) de Recife já preparou planos especiais de trabalho para receber os corpos. A unidade faz uma média de 20 necropsias por dia e conta com 329 papiloscopistas, 105 médicos-legistas e 177 peritos criminais. A equipe já foi reforçada por oito peritos da Polícia Federal e, se o número de corpos recolhidos no mar aumentar, será montado um centro de necropsias fora do prédio principal do IML.

Amostras de sangue, saliva e cabelo são recolhidas em hotel

Segundo Marteen Van Sluys, irmão de Adriana Van Sluys, jornalista da Petrobras que estava no voo 447, várias famílias continuam acompanhando as buscas do Hotel Windsor, na Barra. Ele disse que todas foram informadas ontem que também haverá uma tentativa de identificação dos corpos por fotos e roupas.

- Serão feitos registros fotográficos dos corpos - contou, acrescentando que uma equipe de peritos passou boa parte do dia no hotel recolhendo amostras de sangue, saliva e cabelo de parentes de passageiros.

Isa Furtado, mãe da professora do Departamento de Letras da UFRJ Izabela Furtado Kestler, outra vítima do acidente, esteve no hotel e forneceu material para o teste de DNA.

- Queria que deixassem minha filha onde ela está. É muito doloroso esse resgate - disse, emocionada.

O auditor Alexandre Medeiros, filho da passageira Sonia Regina Alvares Ferreira, de 49 anos, foi chamado ao hotel para tirar sangue e entregar alguns pertences, como uma escova de dentes, que possam ajudar a identificação. Ele soube do resgate de corpos pela Air France, que entrou em contato com parentes de passageiros antes de a notícia ser divulgada. O auditor elogiou a postura da companhia que, por meio de um funcionário, perguntou se ele queria receber uma informação que não era jurídica.

Já a presidente da Associação dos Familiares do Voo 1907 da Gol, Angelita de Marchi, criticou a postura da Air France em relação aos parentes das vítimas. Segundo ela, a empresa isolou as famílias.

- Neste momento, o mais importante é que os parentes se unam, troquem e-mails e telefones, porque, depois, cada um vai para sua casa e não conseguirá mais isso - afirmou.

Família é homenageada com missa em colégio

Cerca de 300 pessoas estiveram ontem à tarde numa missa realizada no Colégio Notre Dame, em Ipanema, em homenagem ao casal Otávio Augusto e Patrícia Antunes e ao filho deles, Mateus, de apenas 3 anos, que estavam entre os passageiros do voo 447. Um dos momentos mais emocionantes foi a leitura de um texto escrito pela filha do primeiro casamento de Otávio, que era engenheiro químico e professor da UFRJ.