Título: Mudança vai exigir mais acuidade, preparo e conhecimento
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 08/06/2009, Economia, p. 18

BRASÍLIA. Xerife dos fundos de pensão, Ricardo Pena, que comanda a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), reconhece que é preciso oferecer às entidades a possibilidade de correrem mais riscos. Mas alerta que isso "vai exigir mais acuidade, mais preparo e conhecimento" dos gestores. Pena, porém, rebate a tese de que a taxa de rentabilidade de 6% ao ano que orienta as metas atuariais dos fundos limita a queda da Taxa Selic.

Há relação direta entre a Taxa Selic e a remuneração fixa dos fundos de pensão?

RICARDO PENA: Não. Como também não existe rentabilidade mínima para os fundos de pensão.

Como assim?

PENA: Os fundos administram modalidades de planos, de benefício definido e de contribuição definida. Neste caso, como o próprio nome já diz, a contribuição é definida e o benefício depende da rentabilidade. Já o benefício definido utiliza uma taxa de juros de 6% como parâmetro para descontar suas obrigações. Do lado dos ativos, há expectativa de que as aplicações possam render o mesmo valor estipulado para o passivo. Se isso não acontecer, o plano pode apresentar déficit.

Qual é a vantagem de uma taxa mais realista?

PENA: Para assegurar o pagamento do benefício no futuro. Enquanto o pagamento não chega, o fundo vai acumulando reservas e precisa investir em ações, títulos públicos e privados e infraestrutura. Por isso, os fundos terão que mudar o parâmetro da taxa de juros.

O governo está preocupado com essa situação?

PENA: Estamos preocupados com como os gestores vão adaptar a administração dos recursos. Por outro lado, temos que oferecer aos fundos a possibilidade de correrem mais riscos.

Quais são os novos desafios para os gestores?

PENA: Em vez da tranquilidade assegurada pelos títulos públicos, cobrindo requisitos de segurança, rentabilidade e liquidez, os gestores terão agora valores mobiliários com rentabilidade menores e riscos maiores. Isso vai exigir mais acuidade, mais preparo e conhecimento. (Geralda Doca)