Título: Dirceu tenta barrar Dutra para presidência do PT
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 06/06/2009, O País, p. 5
Deputado cassado não quer candidato que teria o apoio de Lula
SÃO PAULO. Depois de o presidente Lula se negar a liberar seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, para disputar a presidência do PT, a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que controla o partido, deve decidir hoje submeter o nome do ex-senador José Eduardo Dutra (SE) - o preferido de Lula para o cargo - a outras correntes da direção da legenda. Até anteontem, o nome de Dutra, que hoje preside a BR Distribuidora, era dado como certo. Ontem, na abertura do seminário do CNB, porém, o deputado cassado José Dirceu, que ainda tem poder na corrente, foi o primeiro a colocar a candidatura de Dutra em xeque e levantar o nome de Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência.
- É muito prematuro dizer que Dutra será o pré-candidato. Uma coisa era o Gilberto Carvalho. Agora, tanto o Dutra quanto o Marco Aurélio Garcia são bons nomes. Devemos consultar outras forças para termos um candidato que represente mais do que o nosso campo, a CNB - disse Dirceu, salientando, contudo, que não se opõe ao nome de Dutra.
O presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse que o CNB deve decidir em 15 dias - tem prazo até 26 de julho. Berzoini levantou a hipótese de indicar o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, ou o ex-governador do Acre Jorge Viana, mas disse que Dutra leva vantagem por querer a função, ao contrário dos demais. José Genoino (SP) apresentou manifesto assinado por 54 dos 79 deputados petistas propondo chapa única para o Processo de Eleições Diretas de novembro. A proposta não deve vingar.