Título: Lula minimiza projeto de terceiro mandato
Autor: Talento, Biaggio; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/06/2009, O País, p. 8

Presidente reafirma que não concorreria à reeleição e diz achar "engraçado nervosismo" da oposição com a emenda

CARAVELAS (BA) e BRASÍLIA. O presidente Lula minimizou ontem a proposta de emenda à Constituição que lhe permitiria concorrer a um terceiro mandato. Apesar de dizer que tem uma "posição definitiva" contra a ideia, Lula ressaltou que o projeto ainda não foi votado pelo Congresso.

- Acho engraçado o nervosismo da oposição com essa hipótese, até porque o Congresso não está propondo o terceiro mandato, está propondo um referendo. E as pessoas podem derrotar o referendo se quiserem - disse, após cerimônia de assinatura do decreto que cria a reserva de Cassurubá, em Caravelas (a 856 km de Salvador). - Essa não é uma discussão que me diz respeito. Já cumpri minha função. Falta um ano e meio para terminar meu mandato.

No fim do seu discurso, quando foi saudado pela população com gritos de "mais quatro", em sugestão a um terceiro mandato, Lula desconversou:

- No momento certo de conversar de política, nós vamos conversar de política.

Apresentada pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), a proposta que permite mais de uma reeleição em sequência para prefeitos, governadores e presidente está tramitando na Câmara desde ontem, com o apoio de 176 deputados - cinco a mais do que o mínimo exigido. A emenda prevê a realização, em setembro deste ano, de um referendo popular para confirmar seus efeitos.

Apesar do discurso contrário das cúpulas, PMDB e PT foram responsáveis por 84 das 176 assinaturas do requerimento, com 50 e 34, respectivamente.

- Vou conversar com a base, porque não vejo sentido em discutir o terceiro mandato. Não preciso mudar de opinião (por causa da emenda), porque tenho uma posição definitiva. Acho que o Brasil tem pouco tempo de democracia, e alternância de poder é importante. E eu já fui presidente por oito anos (sic) - disse Lula.

Ainda sobre a sucessão de 2010, o presidente aconselhou à população:

- A única coisa que peço é que vocês tomem cuidado porque está chegando o ano eleitoral. E há pessoas que começam a aparecer na televisão como salvadores da pátria.

No início do discurso o presidente brincou, dizendo que percorreu de helicóptero o trecho entre Porto Seguro e Abrolhos "com um medo desgramado". E pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do vôo 447 da Air France.

* Da Agência A Tarde