Título: Governo francês evita críticas ao Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 06/06/2009, Rio, p. 12

Secretário de Transportes diz que prioridade é encontrar caixas-pretas

A notícia de que os destroços resgatados pelo governo brasileiro no Atlântico não pertenciam ao Airbus da Air France repercutiu no governo francês. O secretário de Transportes, Dominique Bussereau, disse ao jornal "Le Monde" que o principal objetivo agora é pôr as mãos nas caixas-pretas para tentar estabelecer as causas do acidente com o voo 447, desaparecido desde a noite de domingo, quando fazia a rota Rio-Paris.

Bussereau não culpou o governo brasileiro por ter afirmado que os destroços eram da aeronave e disse que Brasil e França são "parceiros na dor". Em uma entrevista à rádio francesa RTL, o secretário de Transportes disse que a revelação de que os destroços não eram do avião da Air France é uma "má notícia".

- É evidentemente uma má notícia. Teríamos preferido que fosse do avião e que tivéssemos informações - disse Bussereau. - Os brasileiros estão aportando uma ajuda de grande valor. Não é o caso de criticar aquelas e aqueles que estão conosco irmanados na dor - disse o secretário.

Para Bussereau, a prioridade das buscas deve ser encontrar as caixas pretas, ou seja, os registros de dados.

- O tempo está contra nós. Precisamos fazer de tudo para recuperar os registros de voo e ampliar a zona para dar prosseguimento às buscas.