Título: Superendividados
Autor: Allan, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 26/03/2009, Economia, p. 22

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, fez ontem uma espécie de mea-culpa em nome de toda a nação. Segundo ele, o país se endividou demais, o que acabou provocando a primeira recessão mundial desde os anos 1930. ¿Nenhuma crise como esta tem uma causa simples ou única. Mas, como nação, pedimos empréstimos demais e deixamos nosso sistema financeiro assumir riscos irresponsáveis¿, afirmou em apresentação no Council of Foreign Affairs, um prestigiado centro de debates sobre relações internacionais.

Geithner também reconheceu que a crise gerada pelos financistas de Wall Street injustamente afetou as pessoas mais pobres ou de classe média, que não participaram dos lucros da farra financeira. ¿Essas decisões causaram um sofrimento enorme. Muito do dano recaiu sobre os norte-americanos comuns e donos de pequenos negócios que foram cuidadosos e responsáveis¿, disse. ¿Isso é fundamentalmente injusto. Com razão, nossos cidadãos estão chateados e frustrados.¿

O secretário afirmou que o governo vai enviar ao Congresso, ainda nesta semana, um projeto de lei aumentando os poderes das agências reguladoras para intervir em instituições financeiras não-bancárias. A ideia é liquidar companhias que, pelo tamanho e o número de conexões com outras, possam arrastar todo o sistema caso cheguem à falência. A inspiração foi a seguradora AIG, que recebeu US$ 180 bilhões em dinheiro público e, ainda assim, teve um prejuízo de US$ 99,3 bilhões em 2008.

¿Nosso plano dará ao governo meios para limitar a tomada de risco das empresas que podem criar desgastes em cascata no sistema. Vamos propor regras novas e mais fortes para proteger os consumidores americanos e os investidores contra as fraudes financeiras¿, assegurou. O presidente Barack Obama já pediu o apoio do Congresso à medida. (RA)