Título: Emergência em áreas de conflito
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 10/06/2009, O País, p. 8

RIO e BRASÍLIA. O relatório do Unicef dedica um capítulo à educação em comunidades populares. O Complexo do Alemão, no Rio, é destacado num texto cujo título resume o problema: "Educação em situação de emergência". O relatório lembra que alunos ficaram quase dois meses sem aulas por causa de conflitos entre bandidos e policiais em 2007.

Naquele ano, uma pesquisa apoiada pelo Unicef constatou que os moradores classificavam a educação como de baixa qualidade e reclamavam da falta de professores e da violência. "Grandes comunidades do Rio, como Jacarezinho, Maré e Rocinha, não têm escolas de ensino médio", diz o relatório.

De 8 a 11 de outubro de 2007, uma equipe do Unicef visitou escolas do complexo para apurar denúncias de violação dos direitos de alunos que frequentam as escolas estaduais e municipais em 13 favelas do Alemão. Os moradores disseram que o direito de aprender não é garantido. A violência, segundo o relatório, causa danos à integridade física e psicológica de pais, alunos e educadores, provocando perda de dias letivos, desconcentração e dificuldade de acesso às escolas.

Os professores disseram se sentir inseguros e desmotivados para trabalhar na região. Nove meses após a primeira visita, a missão do Unicef voltou ao Alemão e viu que, apesar da redução dos confrontos armados, não houve melhorias estruturais.

Ontem, a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, reconheceu os problemas e disse que uma das soluções é a criação do projeto Escolas do Amanhã, pelo qual, a partir de agosto, 150 escolas de regiões violentas do Rio terão horário integral e serão informatizadas. No Alemão, 12 escolas vão ser beneficiadas. A secretária estadual de Educação, Tereza Porto, diz que justamente no Alemão o governo está fazendo um projeto-piloto, cujo modelo será replicado em outras áreas de conflito. O Centro de Atenção Integral à Criança Theóphilo de Souza Pinto terá atividades culturais, ensino médio integrado, criação de cursos profissionalizantes e reforma arquitetônica.