Título: Falha em dispositivo citada em mensagens
Autor: Berlinck, Deborah; Brandão, Tulio
Fonte: O Globo, 10/06/2009, O País, p. 14

A lista de mensagens automáticas de erros enviadas nos últimos minutos de voo do A-330 da Air France tinha a informação de que os tubos de pitot da aeronave estavam fora de operação. Na mensagem, emitida às 23h10m, aparece uma série de vírgulas precedidas de um "P". Especialistas confirmaram que, no manual da Airbus, o código representa falha nos sensores que medem a velocidade. O analista de segurança de voo Gustavo Cunha Melo, professor da Escola Nacional de Seguros, acredita que o problema tenha sido causado por uma pane elétrica prévia.

- O problema elétrico prejudicou o sistema de descongelamento do pitot. É importante notar, no entanto, que a mensagem sobre os problemas nos sensores foi emitida no que seriam os últimos quatro minutos de voo do A-330, quando ele perde, sucessivamente, todas as referências - diz o especialista.

A mensagem sobre o problema nos pitots foi precedida por outros 12 alertas no mesmo minuto. Entre estas informações, estão falhas no limitador do leme, na cauda do avião, no sistema de anticolisão e no sistema de gerenciamento da aeronave. Logo depois do problema no sensor, as mensagens acusaram problema no controle de movimentos da aeronave e no sistema de navegação.