Título: Air France agiliza troca de peça
Autor: Berlinck, Deborah; Brandão, Tulio
Fonte: O Globo, 10/06/2009, O País, p. 14

Empresa anuncia que todos os Airbus 330 e 340 já voam com 2 dos 3 pitots novos.

Segundo o Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha (SNPL), o maior entre os três sindicatos de pilotos da Air France, todos os Airbus A330 e A340 da maior companhia aérea francesa já estão voando, desde ontem, com pelo menos dois pitots novos (de um conjunto de três). Pressionada por sindicatos que ameaçam paralisar voos, a Air France decidiu ontem acelerar o programa de troca dos sensores. O dispositivo, que afere a velocidade do avião, é suspeito de ter derrubado o voo 447 (Rio-Paris) da companhia, na noite de domingo retrasado. A troca dos sensores, que vem sendo recomendada pela fabricante Airbus desde setembro de 2007 começou em abril, segundo a própria Air France, depois de uma série de relatos de mau funcionamento.

No mesmo dia em que o Alter, um dos três sindicatos da França, lançou um apelo para que pilotos da Air France se recusassem a operar A330 e A340 equipados com os mesmos sensores do Airbus acidentado, a empresa aérea francesa se reuniu com comandantes de voo para confirmar que está acelerando a troca. O piloto da Air France François Hamant, vice-presidente do Alter, disse ao jornal "Le Monde" que até o fim de junho todos os sensores de todos os Airbus da empresa estarão trocados.

Nicolas Petteau, porta-voz da Air France, garantiu que os 15 A330 e 19 A340 da companhia voaram normalmente ontem, mesmo sem os dispositivos totalmente novos.

- Não tivemos nenhum voo anulado - afirmou, sem dar mais detalhes sobre a troca.

Aerolula fará troca imediatamente

Algumas empresas se anteciparam e já fizeram as trocas. É o caso da TAM, única operadora brasileira de Airbus. A Swiss Air anunciou ontem que vai trocar os pitots de seus oito A330. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ontem que o Airbus A-319 usado pelo presidente Lula terá seus pitots trocados para evitar problemas. O Aerolula está em revisão programada no centro de manutenção da TAM.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai aguardar mais informações da Airbus e da investigação do acidente com o voo 447 antes de tomar qualquer medida de segurança preventiva. Com base em informações do BEA (órgão francês que investiga o acidente), a Anac divulgou ontem que os dados técnicos relativos às falhas de pitot estão sendo analisados "com vistas a emitir uma ordem de correção obrigatória".

Além da frota da TAM, regulada pela Anac, outras companhias que usam modelos da Airbus em voos para o Brasil são: Air Canada, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Air France, Avianca, Iberia, Iberworld, Lan Airlines, Lan Peru, Livingston, Lufthansa, South African Airways, Swiss, Taca, TAP, Tasa e Turkish Airlines. Cada uma é regulada pela agência de aviação civil de seu país, respectivamente.

A Airbus, por sua vez, enviou um comunicado a 406 empresas áreas e outros usuários de seus aviões garantindo que os A330 podem continuar voando normalmente com os pitots atuais. Uma porta-voz da Airbus confirmou que a empresa recebeu de várias companhias aéreas pedidos de informação sobre o que aconteceu com o voo 447 da Air France:

- A todas estamos dizendo que não devemos precipitar as conclusões e que não temos a completa sequência de fatos que levou ao acidente. O mal funcionamento do pitot não explica a sequência de eventos no voo.

A empresa Thales, fabricante dos pitots sob suspeita, não quis comentar o assunto, alegando que há uma investigação em curso.

A Agência Européia para Segurança da Aviação (Easa) poderá divulgar nos próximos dias uma nova diretriz tornando obrigatória a troca por uma versão atualizada do pitot de todos os A330 operando no continente.

COLABOROU Érica Ribeiro