Título: Banco Central não tem coragem
Autor: Gois, Chico de; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 10/06/2009, Economia, p. 30

SÃO PAULO. Ex-ministro da Fazenda, o economista Delfim Netto viu com surpresa o resultado do PIB e disse que o país pode voltar a crescer já a partir de setembro. Para ele, falta coragem ao BC para reduzir mais os juros.

Aguinaldo Novo

Qual a avaliação do senhor sobre o resultado anunciado pelo IBGE?

DELFIM NETTO: Certamente, esse número de 0,8% (queda de 0,8% na comparação com o último trimestre de 2008) foi muito melhor do que qualquer pessoa imaginava. Mesmo eu esperava um resultado entre (queda de) 1% e 2%. É mais uma demonstração de que precisamos ter cuidado com as previsões.

O ministro Guido Mantega diz que a economia pode voltar a crescer entre 3,5% e 4% já no último trimestre de 2008. Isso é possível?

DELFIM: Não vi essa afirmação, mas isso é muito díficil. É muito pouco provável que tenhamos um crescimento positivo neste ano. Mas o resultado deste primeiro trimestre abre a possibilidade para um crescimento um pouco melhor.

Com qual estimativa o senhor trabalha?

DELFIM: Com esses 0,8%, mesmo que tenhamos no segundo trimestre variação zero e depois crescimento de 1% sobre o trimestre anterior, já entramos no quarto trimestre com crescimento positivo (no ano).

Para fechar em quanto no ano?

DELFIM: Ainda vai ser uma coisa zero, ou pouquinho negativo, ou pouquinho positivo. Mas a grande notícia é que temos todas as possibilidades de chegar ao terceiro trimestre de 2010 rodando a 3,5% a 4% de crescimento em bases anuais.

Não há risco de um repique da crise global?

DELFIM: A crise lá fora vai ter um movimento igual ao daqui. No terceiro trimestre deste ano, provavelmente, os EUA já terão crescimento. A Europa ainda vai demorar um pouco. Assim, não acredito (num repique). No Brasil, o que tínhamos de sofrer, já sofremos. E aprendemos com isso.

Amanhã (hoje), conheceremos a nova Selic. O senhor faz apostas?

DELFIM: Deveríamos fazer um corte de pelo menos um ponto, poderia ser até mais. O BC tem músculos para isso, não tem é coragem. É o que falta.