Título: Conselho dá mais prazo a deputado do castelo
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/06/2009, O País, p. 3

Presidente do colegiado alega que medida evita manobras da defesa de Edmar Moreira

BRASÍLIA. O plenário do Conselho de Ética da Câmara aprovou ontem requerimento do presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PP-BA), prorrogando por mais 60 dias o prazo para a conclusão do processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG). Mas, segundo José Carlos, trata-se de uma prorrogação preventiva, uma medida de cautela para evitar que eventuais manobras protelatórias da defesa do deputado do castelo - acusado de usar a verba indenizatória em beneficio de empresas de segurança de sua propriedade, sem comprovação da prestação do serviço - atrasem o processo.

Sem a prorrogação do prazo, o processo contra Edmar teria que ser concluído até 30 de junho. Com a prorrogação, evita-se que manobras da defesa empurrem o caso para além do dia 30, com risco de engavetamento. Agora, o novo prazo final será 30 de agosto.

Votação do pedido de cassação está marcado para terça-feira

Avisado pelo relator do caso, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), de que seu relatório será concluído neste fim de semana, José Carlos Araújo já marcou a votação do pedido de cassação para a terça-feira, dia 16. Ainda que haja um pedido de vista, o presidente do Conselho disse que dará um prazo de apenas 24 horas para a análise, remarcando a apreciação do relatório já para o dia seguinte, dia 17.

Edmar justificava o gasto de R$15 mil mensais com segurança, pago com a verba indenizatória, apresentando notas fiscais de suas próprias empresas de vigilância. No fim de maio, o deputado prestou depoimento e se declarou inocente, mas não conseguiu comprovar que os serviços foram realmente prestados.