Título: No Sul, PT sai às ruas por CPI
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 11/06/2009, O País, p. 4

PORTO ALEGRE. Deputados de oposição à governadora Yeda Crusius (PSDB) começaram ontem a coletar assinaturas da população para respaldar politicamente a proposta de criação de CPI contra ela. Na Assembleia Legislativa, o requerimento da CPI já conta com 17 das 19 assinaturas necessárias.

Para tentar coletar 20 mil assinaturas, os oposicionistas montaram uma banca em frente ao Mercado Público, no Centro de Porto Alegre. Eles também pretendem visitar cidades do interior do estado.

No início da tarde, os deputados Raul Pont, Stela Farias, Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon - todos do PT - e Raul Carrion (PCdoB), de prancheta em punho, abordavam as pessoas e pediam a assinatura. A maioria concordava.

O governo repele as acusações de corrupção, entre as quais a de que a compra da casa da governadora teria usado dinheiro de caixa dois da campanha eleitoral. Deputados aliados apontam contradição no PT por ter sido contra a CPI da Petrobras no Senado e agora retardar o início dos trabalhos.

Pont espera que a campanha de assinaturas em favor da CPI sensibilize o PDT, que decidirá sua posição segunda-feira. Três deputados pedetistas assinaram o requerimento da CPI, e outros três não aderiram à ideia.