Título: Polêmica sobre blog é notícia no exterior
Autor:
Fonte: O Globo, 11/06/2009, O País, p. 8

El País relata reações e defesa da estatal

O blog da Petrobras foi tema de reportagem no site do jornal espanhol "El País" ontem. O jornal diz que a empresa criou um "polêmico" espaço na internet em que são postadas perguntas enviadas por jornalistas e as respostas da empresa antes da publicação da reportagem: "Desse modo", diz o "El País", "outros veículos têm acesso às perguntas formuladas pelo concorrente, e notícias exclusivas podem ser conhecidas antes da publicação por quem as levantou". O correspondente Juan Árias escreve que alguns classificam o blog de "novidade democrática" e os meios de comunicação o denominam "chantagem informativa"."Para uns, é genial; para outros, diabólico", conta, sem nomear defensores do blog.

Em entrevista ao GLOBO citada pelo "El País", o diretor do Instituto Internacional de Ciências Sociais, Carlos Alberto di Franco, julga que o blog "não é ilegal, mas, do ponto de vista ético, atropela o processo informativo de forma inédita". Há referência ainda a editorial publicado anteontem pelo GLOBO, afirmando que a atitude da Petrobras fere a Constituição.

O site relatou ainda que o vice-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Julio César Mesquita, destacou que os e-mails de resposta da estatal enviados aos jornalistas incluem "a ameaça de serem processados em caso de a informação não receber o tratamento adequado". Para Mesquita, "tal advertência, mais que falta de respeito aos profissionais, configura uma violação ao direito de a sociedade ser livremente informada".

A reportagem informa que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, nega irregularidade, alegando que a Petrobras é "proprietária de suas informações e pode usá-las como deseja". Para ele, o blog é um exercício de "transparência da informação".

O "El País" explica que a criação do blog foi motivada, segundo Gabrielli, por "fortes pressões a que a Petrobras está submetida", "em referência ao trabalho dos três grandes jornais do país, "Folha de S.Paulo", O GLOBO e "O Estado de S. Paulo", que se adiantaram ao trabalho de uma CPI, apurando possíveis irregularidades da empresa".