Título: Petrobras recua e muda hora de vazar perguntas
Autor:
Fonte: O Globo, 11/06/2009, O País, p. 8

Criticada, estatal anuncia que divulgará questionamentos de jornalistas "por volta de 0:00h do dia da publicação"

BRASÍLIA. Após ser criticada por usar a internet para vazar informações obtidas por jornalistas antes da publicação das reportagens, a Petrobras anunciou ontem que mudará as regras de funcionamento de seu blog. A estatal informou que, a partir de agora, as perguntas feitas pelos repórteres e as respostas dadas à imprensa serão divulgadas ao primeiro minuto do dia previsto para a publicação das reportagens.

A mudança foi informada no blog da Petrobras, numa nota de três parágrafos em que a empresa elogia a própria iniciativa e evita classificar a medida como um recuo: "Perguntas dos jornalistas e respectivas respostas da companhia continuarão a ser publicadas no blog e, a partir de hoje, por volta de 0:00h do dia da publicação da matéria, data que normalmente é informada pelo jornalista".

Antes de anunciar a medida, a empresa disse ter recebido apoios pela criação da página virtual: "O blog Fatos e Dados tem recebido o explícito apoio de milhares de internautas, jornalistas e entidades como ABI, OAB, entre outras, o que demonstra o acerto da decisão da Petrobras de manter um canal de comunicação rápida e direta com o público, dedicado a apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à CPI e esclarecimentos solicitados pela imprensa". No fim da mensagem sobre a mudança de critérios, o blog exalta: "Mais do que da Petrobras, esse blog é de todos nós. O blog é nosso!".

Em nota divulgada ontem à noite, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, esclareceu que não havia defendido o vazamento de informações dos jornais e criticou o comportamento adotado até ontem pela Petrobras.

"A OAB não se opõe - e nem a lei - a que qualquer cidadão, empresa ou entidade disponha de um blog. (...) Considero-o legítimo enquanto ferramenta de comunicação da empresa com o público. E problemático quando interfere no exercício da liberdade de imprensa, antecipando matérias que ainda estão em elaboração".

Britto disse que o vazamento de informações viola as regras de sigilo na relação entre jornalistas e fontes: "Ao fazê-lo, (o blog) quebra o sigilo da fonte, que é via de mão dupla: funciona tanto para quem busca a fonte quanto para quem é a fonte".

Criado na semana passada, o blog da Petrobras foi alvo de críticas da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), além de especialistas em ética pública e comunicação. As entidades condenaram a estatal por vazar informações exclusivas obtidas pelos jornais O GLOBO, "Folha de S.Paulo" e "O Estado de S.Paulo". A ANJ classificou a iniciativa de "atitude antiética" e "canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas". O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, assinou nota de apoio ao blog.