Título: Lula foi informado antes da decisão
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 11/06/2009, Economia, p. 25

BRASÍLIA. Antes mesmo da divulgação do Copom, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sabia qual seria o corte de juros adotado. A avaliação do Palácio do Planalto é de que, mesmo que daqui para frente as reduções na taxa passem a ser mais moderadas, a estratégia do Banco Central (BC) está correta: a de permitir a manutenção da trajetória de queda da Selic de forma sustentada por um maior período.

Os juros e os reflexos da crise internacional no Brasil deixaram de ser a preocupação principal de Lula. Até o início do ano, o presidente não escondia sua contrariedade com o que chamava de excesso de conservadorismo do BC, que resistia a reduzir a Selic. Mas, desde que começou a cortar a taxa, Lula tem avalizado a política monetária do Copom.

A tranquilidade do presidente Lula em relação à economia tem se baseado também em resultados de pesquisas, que mostram que o governo tem administrado bem a crise. A pesquisa CNI/Ibope divulgada na última terça-feira confirmou levantamentos reservados que já estavam em poder do Palácio do Planalto. Houve um crescimento de 59%, em março, para 69%, em junho, daqueles que acham que o governo tomou as medidas corretas para combater os reflexos da turbulência financeira.

Nessa mesma pesquisa, melhorou a avaliação ao governo em relação à política monetária. Enquanto em março a aprovação era de apenas 37% em relação aos juros, esse número subiu para 43% em junho, no melhor índice desde março de 2006, quando a aprovação era de apenas 26%. Já a desaprovação ficou em 47% esse mês. Mesmo assim, é menor do que os 55% de desaprovação de março.