Título: Alencar voltará aos EUA dia 22 para tratar câncer
Autor:
Fonte: O Globo, 12/06/2009, O País, p. 8

Vice-presidente fez exames em SP e relatou cansaço

SÃO PAULO. O vice-presidente da República, José Alencar, deve ir novamente a Houston, nos Estados Unidos, para dar continuidade ao tratamento que faz contra um câncer no abdome. A viagem, segundo sua assessoria, está marcada para o próximo dia 22.

No último dia 30, Alencar, de 77 anos, começou a fazer um tratamento experimental, com uso de um novo medicamento em fase de pesquisa, no Centro Oncológico MD Anderson, em Houston. Alencar se ofereceu para participar da pesquisa como voluntário. Diferentemente da quimioterapia, o novo remédio ataca somente as células que provocam o tumor, evitando que continuem a agir.

Alencar fala em efeito colateral de medicamento

Ontem, o vice-presidente se consultou com o oncologista Paulo Hoff, que o acompanha no tratamento da doença. Ele esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar exames, e contou ter sentido "cansaço".

- Senti um pouco de cansaço. Pode ser que tenha caído um pouco (a taxa) de glóbulos vermelhos, é isso que vou ver. É isso que dá anemia e dá cansaço. Pode ser efeito colateral [do medicamento], mas eu não tenho segurança, porque só tomei dez dosagens do primeiro ciclo - disse.

No início da tarde, o hospital divulgou um boletim médico informando que o resultado dos exames apontou que a saúde do vice-presidente está dentro da normalidade.