Título: Lula volta a negar terceiro mandato, critica antecessores e defende Dilma
Autor: Araújo, José; Teles, Joedson
Fonte: O Globo, 13/06/2009, O País, p. 4

"O Brasil precisa é consolidar a democracia, e a alternância é sempre importante"

ARACAJU, LARANJEIRAS E LAGARTO (SE). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem a descartar a hipótese de disputar um terceiro mandato consecutivo, assunto que está sendo tratado na Câmara dos Deputados, que analisa um projeto de emenda constitucional sobre o tema. Em visita a Sergipe, onde inaugurou obras e assinou contratos de novos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula disse que o mais importante para o país é consolidar a alternância de poder.

- O Brasil precisa é consolidar a democracia, e a alternância de poder é sempre muito importante. Eu já cumpri a minha obrigação. Quero terminar meu mandato feliz e torcer para quem vier depois de mim - afirmou.

Lula defende candidatura de Dilma e provoca oposição

Ao comentar sua sucessão, o presidente defendeu a candidatura da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e provocou a oposição:

- Minha oposição fica zangada, nervosa. Eles sabem que tenho um candidato à Presidência da República, e eles têm que saber que as mulheres não querem mais ser subservientes. As mulheres, agora, querem estudar, fazer política e chegar ao poder.

Sobraram críticas do presidente também para seus antecessores. Segundo Lula, eles não se preocuparam em cuidar dos mais necessitados:

- Parece que as pessoas esqueceram que governar este país é olhar para a totalidade deste povo como uma mãe, que é o papel do governo, dentro de uma família com 190 milhões de habitantes. Olhar para o pequeno brincando e para o raquítico e ver que tem que cuidar mais dele. No Brasil não era assim. Quem era rico ficava cada vez mais rico, e que era pobre, cada vez mais pobre.

Defesa da candidatura de Dutra para presidir o PT

Em Laranjeiras, Lula inaugurou o Quarteirão de Trapiche, onde funcionará um campus avançado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E, em Lagarto, entregou o terreno para a instalação do Campus de Saúde da UFS. Na terceira etapa de sua visita, em Aracaju, inaugurou o Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto. Lá, ao ser anunciado como "o cara" pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), o presidente afirmou que todo brasileiro é o cara.

- Meus queridos companheiros e companheiras, na verdade todos nós somos "o cara" - disse o presidente.

Lula não quis comentar o escândalo dos atos secretos no Senado. Ao falar sobre a sucessão no PT, deixou claro que seu candidato é o ex-senador e presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra.

- Há oito anos que não vou a reuniões do PT - afirmou. - Agora, se Zé Eduardo quiser ser presidente do PT, será um baita presidente. No dia que eu for votar, pode ficar certo que meu voto é dele.

Lula anunciou também a construção de 11 mil casas, parte do programa Minha Casa, Minha Vida, em Sergipe:

- Marcelo Déda vai ter a chance de pegar financiamento, se tiver perna para construir, vai ter 11 mil casas.

(*) Especial para O GLOBO