Título: A comparação com China e Índia é desleal
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 13/06/2009, Economia, p. 19

Se depender do presidente do Centro de Economia Mundial da FGV, Carlos Langoni, o país pode sepultar o sentimento de inferioridade em relação aos países ricos, o que levou o dramaturgo Nelson Rodrigues a cunhar a expressão "síndrome de vira-lata". Mesmo o país passando por uma recessão técnica, Langoni aposta que o PIB pode voltar a crescer em 2010.

Liana Melo

Como o país está enfrentando a crise?

CARLOS LANGONI: A melhor forma de avaliar esta capacidade de resistência é comparar o país com ele mesmo. Em outras crises, o impacto do choque externo foi devastador: PIB em queda, descontrole inflacionário, desvalorização cambial forte. Hoje, o comportamento da economia brasileira é completamente diferente. Passamos no teste. O Brasil tem condições de voltar a crescer, porque tem um sistema financeiro sólido.

O que mudou?

LANGONI: É a primeira vez não somos obrigados a fazer uma mudança cambial drástica. O país não só está resistindo, com está emprestando US$10 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

E na comparação com outros países?

LANGONI: Com exceção da Rússia, que é dependente de petróleo, a China e a Índia estão melhores. Mas como são economias que vinham crescendo a uma taxa de dois dígitos, a comparação é desleal.