Título: Lula: expectativa para 1ª reunião dos Brics
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 13/06/2009, Economia, p. 19

ARACAJU e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Aracaju, que a viagem que fará ao exterior - Lula vai a Genebra neste fim de semana, e posteriormente à Rússia e ao Cazaquistão, retornando no dia 18 - será extremamente importante, porque participará da primeira reunião dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

- Estes três países juntos têm quase um terço da população do planeta. Ou seja, são os países que têm um grande potencial de crescimento por causa dos seus mercados internos - disse Lula.

A reunião dos Brics - acrônimo criado em 2001 pelo economista Jim O"Neill, do grupo Goldman Sachs, para designar os quatro principais países emergentes do mundo - ocorrerá em Ekaterinburgo, na Rússia. Com o propósito de tentar formular uma agenda comum nos grandes temas, como a crise financeira, o engessamento das negociações comerciais, o esgotamento energético e a produção de alimentos, os Brics querem reformas na ordem econômica mundial, a começar por um debate sobre o uso do dólar como moeda internacional.

O presidente disse que está otimista quanto à oportunidade de os Brics trocarem experiência e, assim, chegarem à reunião do G-8 (grupo dos sete países mais industrializados, além da Rússia) com o discurso unificado:

- Vamos discutir coisas importantes para que a gente chegue à reunião do G-8 mais fortalecido.

Segundo Lula, o Brasil não pode desprezar o fato de ter uma balança comercial muito forte com a China - quase US$40 bilhões. Ele lembrou, no entanto, que o país ainda está distante do que já conseguiram, por exemplo, Rússia e Índia.