Título: EUA: confiança é a maior em 9 meses
Autor:
Fonte: O Globo, 13/06/2009, Economia, p. 20

Com otimismo do consumidor, Bolsa de NY sobe 0,32% e zera perdas no ano

WASHINGTON e RIO. A confiança do consumidor americano subiu em junho e alcançou o mais alto patamar em nove meses, segundo pesquisa divulgada pela Universidade de Michigan em parceria com a agência Reuters. O otimismo animou o mercado nos EUA e ajudou o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York a zerar as perdas no ano. Com a alta de 0,32% ontem, o indicador fechou no azul pela primeira vez no acumulado de 2009: desde janeiro, a valorização é de 0,26%.

O índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan/Reuters subiu para 69,0 na leitura preliminar de junho, ante 68,7 em maio. Foi o terceiro mês consecutivo que o indicador se manteve no maior nível desde setembro de 2008, quando atingiu a máxima de 70,3.

A boa notícia amenizou o impacto negativo da expectativa de inflação por parte do consumidor - que consta da mesma pesquisa -, dos dados de preços dos importados e da incerteza quanto às eleições no Irã. A expectativa para a inflação em um ano subiu para 3,1% em junho, maior nível desde outubro de 2008. Já os preços dos produtos comprados no exterior subiram 1,3%, impulsionados pela recente alta do petróleo, informou o Departamento do Trabalho. O S&P subiu 0,14% e o Nasdaq caiu 0,19%.

Bovespa tem alta de 0,28%; dólar cai para R$1,924

No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve um dia de forte oscilação, devido a dúvidas sobre a negociação do reajuste do minério de ferro entre Vale e siderúrgicas chinesas. Além disso, na segunda-feira, vencem as opções - contratos em que se negocia o direito de comprar ou vender uma ação a um determinado preço - o que aumenta a disputa entre quem aposta na alta e quem quer a baixa das ações. O Ibovespa fechou em alta de 0,28%, aos 53.558 pontos. O dólar caiu 1,38% e voltou à sua mínima recente, de R$1,924. (Felipe Frisch, com agências internacionais)