Título: Planalto só divulga entrevistas após publicação
Autor: Gois, Chico de; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 09/06/2009, O País, p. 3

Blog da Petrobras antecipa perguntas de jornalistas; para Secom, esperar publicação é "mais adequado"

BRASÍLIA. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República evitou fazer críticas ao blog "Fatos e dados", criado pela Petrobras - que tem antecipado perguntas de órgãos da imprensa à estatal antes da publicação das reportagens -, mas informou que no Palácio do Planalto é outra a política de divulgação das entrevistas concedidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Secom só divulga a íntegra das declarações dadas pelo presidente a determinado veículo de comunicação depois que a entrevista é publicada. Perguntada sobre o vazamento de informações no blog da Petrobras, a Secom respondeu que considera "mais adequada" aos seus padrões a forma como divulga as entrevistas do presidente Lula. A Secom respeita a exclusividade das entrevistas.

A prática de reproduzir entrevistas ou notas de esclarecimento após a publicação das reportagens é adotada por diversos ministérios e autarquias federais. Num comportamento semelhante, os órgãos do governo também costumam pedir embargo à divulgação de certos levantamentos e pesquisas, para evitar que um órgão de imprensa publique o material antes dos demais. O trato também garante que todos os jornalistas terão acesso às mesmas informações.

Já o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, saiu em defesa dos métodos adotados pela Petrobras. Responsável pelas negociações entre o Palácio do Planalto e os senadores designados para a CPI da Petrobras, José Múcio disse que a empresa está preparada para esclarecer e responder aos questionamentos que interessam ao governo e à sociedade.

Ministro defende política de comunicação da estatal

Segundo o ministro, o blog criado pela assessoria de comunicação da companhia antecipa as perguntas que serão feitas na CPI. Múcio não comentou o fato de o site vazar informações obtidas pelos jornalistas - que podem ser exclusivas - antes da publicação das reportagens em seus respectivos órgãos de imprensa.

- A Petrobras montou um blog. Algumas questões que poderiam ser colocadas na CPI já estão colocadas na internet; todas estão tendo respostas. De maneira que as coisas vão seguir seu curso normal - disse Múcio.

A Petrobras é alvo de uma CPI no Senado por causa de suspeitas de má gestão e favorecimento político em contratos. Na semana passada, a empresa pôs o blog no ar. Ao vazar perguntas feitas pelos jornalistas, o endereço torna públicas denúncias investigadas pelos órgãos de comunicação antes que o resultado das apurações seja ou não publicado pelos jornais.

A prática ignora a regra ética segundo a qual os jornalistas se comprometem a ouvir sempre o outro lado, em troca do respeito à confidencialidade das informações que obtiveram por conta própria. Já foram alvo da tática da estatal profissionais do GLOBO, da "Folha de S.Paulo" e de "O Estado de S.Paulo", que procuraram a Petrobras para ouvir sua versão sobre fatos apurados antes de publicar as reportagens.