Título: Petistas fazem ato contra CPI e defendem blog
Autor: Gois, Chico de; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 09/06/2009, O País, p. 3

Para integrantes do partido, quebra de confidencialidade deve ser vista como "transparência"

Flávio Freire

SÃO PAULO. Depois de participar de um ato contra a CPI da Petrobras, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um grupo de petistas defendeu ontem o blog criado pela estatal e que vaza informações obtidas por jornalistas que investigam indícios de irregularidades na empresa. Para os integrantes do PT, que preparam um grande ato em defesa da Petrobras no próximo dia 19, na Avenida Paulista, a quebra de confidencialidade deve ser vista como "transparência".

- Defendemos a transparência ampla, geral e irrestrita da informação. Faz parte do projeto de acesso à informação, sempre disponível em tempo real - disse o deputado José Genoino (SP), que é contra a CPI mas para quem a estatal tem o direito de "democratizar" a informação.

Sobre a instalação da CPI, Genoino disse que o país tem outros instrumentos para investigar eventuais irregularidades.

- O Estado brasileiro tem vários instrumentos de investigação, como os Tribunais de Contas, a Controladoria Geral da União, o Ministério Público. A CPI é uma atitude política que enfraquece a empresa.

Na mesma linha, ao mesmo tempo que ataca a iniciativa da oposição em relação à CPI, o deputado estadual Ruy Falcão disse que a imprensa estaria tentando estabelecer uma censura quando condena a divulgação das informações pela estatal.

- Surgiu agora essa coisa inusitada que é o segredo do entrevistador, do off do entrevistador. Ou seja, a Petrobras está divulgando em seu blog as perguntas que tem recebido de jornalistas, dando as respostas e, por isso, se criou agora uma espécie de censura sobre a empresa - disse Falcão, acrescentando não acreditar que muitos dos assuntos tratados devam necessariamente ser encaminhados por e-mail à estatal.

- Para o caso do furo, você pode até preservar do ponto de vista ético na relação do jornalismo com a empresa, mas outras informações devem ser democratizadas. Mas esse é um problema secundário - disse ele, acusando PSDB e DEM de usarem a CPI para fazer "palanque eleitoral":

- É evidente que (a CPI) é uma iniciativa politiqueira. O problema é que arranha a imagem da empresa num momento importante que o país vive, inclusive no cenário internacional.

O presidente municipal do PT, Edinho Silva, defendeu o blog.

- Estão (os oposicionistas) querendo dar à Petrobras uma imagem de desvio de dinheiro - disse, emendando com elogios à forma de comunicação adotada pela estatal.

- É uma política moderna. A iniciativa é boa, mas deve ter ainda uma normatização.