Título: Quanto maior a terra, maior o preconceito
Autor: Merola, Ediane; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 09/06/2009, O País, p. 8

KÁTIA ABREU

Relatora da MP 458, que pode ter alguns artigos vetados pelo presidente Lula, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) diz que há preconceito com a zona rural e que a medida vai ajudar a combater o desmatamento.

A senhora ficou satisfeita com o que foi aprovado no Senado?

KÁTIA ABREU: Mudaria o prazo diferenciado para vender a terra. De quatro a 15 módulos fiscais (de 400 a 1.500 hectares), compro por preço de mercado e tenho que esperar dez anos para vender? É o fim da picada. Quando a pessoa de baixa renda compra um apartamento financiado pela Caixa, tem alguma coisa dizendo que ele não pode vender por dez anos? Por que esse preconceito com a zona rural?

A mudança feita pelo governo de dar o título da propriedade de 1.500 hectares...

KÁTIA: Se essa medida vai atender 90% dos posseiros, podia ter atendido 100%. Por que não fizeram? Porque quanto maior a terra, maior o preconceito, mal sabendo que 2.500 hectares na Amazônia não significam nada.

Os ambientalistas criticam a medida.

KÁTIA: Essa MP é a primeira etapa essencial no processo de proteção ambiental. Hoje, como não tem nem dono, dificulta muito a punição para desmatamento. Ninguém conseguiu explicar como atrapalha a preservação.

Isso vai legalizar os grileiros?

KÁTIA: Mentira, porque grileiro é aquele que vai ao cartório e falsifica um documento. Esses que estamos defendendo optaram por não fazer a falcatrua. Eles estão na posse mansa e pacífica, com um documentozinho frágil, aguardando pacientemente há 40 anos o seu documentozinho definitivo e levando a fama de grileiro.