Título: FH critica gastos públicos
Autor: Beck, Martha; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 09/06/2009, Economia, p. 21
Para ex-presidente, Lula está no "piloto automático"
SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstra estar "jogando" para a próxima gestão, a partir de 2011, as consequências negativas do aumento dos gastos correntes do governo, num momento de queda da arrecadação. Ele disse temer que, a médio prazo, esse desequilíbrio financeiro do governo se transforme em inflação, aumento nos juros ou mesmo em mais impostos.
Para Fernando Henrique, Lula parece ter acionado o "piloto automático", em vez de ser mais responsável com as políticas para médio e longo prazo.
- Eu espero que o próximo governo seja (de um tucano), é claro. Mas seja ou não, é ruim essa situação. Isso vira inflação ou mais impostos, ou juros mais altos. E quem vai pagar essa conta, de qualquer forma, é o povo- disse o ex-presidente, ao sair de um debate em São Paulo.
Para o ex-presidente, apesar da recessão, o Brasil está se "saindo bem" da crise econômica global. Segundo avaliou, a economia está mais "robusta" e os mecanismos financeiros mais flexíveis.
- Mas isso não nos exime da responsabilidade de sermos consequentes, olhando para a frente. Os gastos correntes do governo, especialmente com pessoal, são muito preocupantes, num momento de retração fiscal. O governo precisa tomar medidas. Como não é possível mais aumentar impostos no Brasil, é preciso conter gastos. O que eu tenho receio é que o governo atual esteja jogando tudo isso para o próximo governo- disse. (Soraya Aggege)