Título: Governo espera recuo de 2,4% no PIB
Autor: Santiago, Anna Luiza
Fonte: O Globo, 09/06/2009, Economia, p. 22

Resultado do 1º trimestre sai hoje. Mantega diz que economia dá "sinais de retomada"

Martha Beck e Aguinaldo Novo

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, que será divulgado hoje pelo IBGE, deve indicar queda de 1,5% sobre o trimestre anterior e de 2,4% sobre o mesmo período do ano passado. As projeções são da equipe econômica do governo e deixam claro que o país terá fechado os três primeiros meses do ano em recessão técnica - configurada quando há redução do PIB por dois trimestres seguidos.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentou ontem minimizar o resultado do PIB. Depois de dizer que o número a ser divulgado hoje "certamente será negativo", disse que a economia já apresenta "nítidos sinais de retomada" e que o ritmo de crescimento vai se acelerar progressivamente até alcançar uma taxa anualizada entre 3,5% e 4% no último trimestre do ano. O discurso de Mantega é o que será usado hoje pela equipe econômica para justificar a retração da economia.

- Evidentemente, o primeiro trimestre foi ruim. Já sabemos que (o resultado) será negativo. Quanto, eu não arrisco - afirmou Mantega, durante seminário promovido pela Globonews. - Mas há nítidos sinais da retomada da economia brasileira e da confiança. A população vai terminar no ano sentindo a volta da normalidade.

Para ministro, crescimento de 1% em 2009 é "factível"

Para Mantega, a queda do PIB representa uma visão do passado - "Estaremos olhando para o retrovisor", disse -, que foi alterado por conta do esforço do governo para conter os efeitos da crise. Mantega disse considerar "factível" um crescimento de 1% em 2009, ressaltando que isso não seria uma projeção oficial do governo, mas "uma meta".

- Trabalho com 1%. É mais uma meta do que projeção. É um desafio.

O ministro anunciou ontem dois novos fundos garantidores de crédito (FGC), de R$5 bilhões, para pequenas e médias empresas.