Título: Ponto Frio cai na rede da família Diniz: R$1,16 bi
Autor: D"Ercole, Ronaldo; Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 09/06/2009, Economia, p. 23

COMPRA NO VAREJO: Expansão de supermercados para área de eletroeletrônicos é tendência mundial, dizem analistas

Negociação da empresa carioca alça Grupo Pão de Açúcar ao 1º lugar no varejo nacional, à frente do Carrefour

Ronaldo D"Ercole e Luciana Casemiro

SÃO PAULO e RIO. Numa operação de marca seu retorno ao topo do ranking do varejo no país, o Pão de Açúcar anunciou ontem a compra da rede Ponto Frio, numa transação que, entre desembolsos diretos aos acionistas e trocas de ações, envolverá valores da ordem de R$1,16 bilhão. Na disputa pela empresa controlada por Lily Safra, viúva do banqueiro Edmond Safra, o Pão de Açúcar bateu concorrentes com maior presença no segmento de eletroeletrônicos, como a Lojas Americanas, o Magazine Luiza e a rede de lojas Insinuante. Com o negócio, o Pão de Açúcar, que tem como principais acionistas o grupo francês Casino e a família Diniz, somará suas vendas de R$20,8 bilhões com os R$4,7 bilhões em receitas do Ponto Frio (números de 2008). Assim, o faturamento de R$25,5 bilhões supera os R$22 bilhões do Carrefour.

No segmento de varejo de eletrônicos (linha marrom) e eletrodomésticos (linha branca), o Pão de Açúcar passa a ter participação próxima a 10% das vendas, o que o coloca na segunda posição, atrás da Casas Bahia, cuja fatia é estimada em 16%. Esse setor teria movimentado R$68 milhões no ano passado e, pelas estimativas do Pão de Açúcar, deve atingir R$134 bilhões em cinco anos. Expansão que estaria ancorada principalmente no aumento da renda e ao crescimento do mercado imobiliário nacional.

- Não há dúvida que esse mercado que vai crescer, e o segmento de eletrodomésticos se alavanca fortemente com isso - disse o vice-presidente de Finanças do grupo, Enéas Pestana.

A aquisição do Ponto Frio significará a incorporação de 455 lojas à rede do Pão de Açúcar, que passará a 1.050 pontos de venda, além de 75 postos de combustíveis e 145 farmácias da marca. O grupo paulista também passa a ter lojas em quatro novos estados (SC, RS, MT e ES), elevando para 17 as unidades da federação em que está presente. Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Pão de Açúcar, afirmou que o crescimento da rede em eletroeletrônicos é parte da sua estratégia há alguns anos.

- Às vezes é preciso recuar para depois avançar - explicou Diniz sobre o fechamento de lojas Eletro, bandeira do grupo nesse setor, nos últimos anos.

Segundo Ulysses Reis, coordenador do curso MBA de varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), no mundo inteiro há uma tendência da expansão de redes de supermercadistas para áreas como eletrodomésticos e eletroeletrônicos:

- Com essa aquisição o grupo ganha em agressividade no ponto de venda e flexibilidade, pode estar em áreas em que seu modelo tradicional não permitia.

A expectativa é de que poucas lojas do Ponto Frio sejam fechadas. O Pão de Açúcar também pretende manter separadas as operações da rede carioca. A marca também será preservada na lojas. Em 60 dias, o Pão de Açúcar espera ter concluído um plano de negócios.

- A recuperação das vendas da rede é nossa primeira missão - disse Diniz.

Marcos Gouvêa, diretor geral da GS&MD - Gouvêa de Souza, considera a decisão acertada. Apesar do desgaste nos últimos anos, pelo desinteresse dos acionistas, o Ponto Frio é marca forte ainda em certas regiões:

- A Casas Bahia distanciou-se muito desse segmento nos últimos anos e, com a compra, o Pão de Açúcar passa a ter um braço forte para concorrer. O que é bom para o mercado, fornecedores e consumidores.

Longe da dimensão da aquisição do concorrente, a Casas Bahia anunciou ontem a compra de 17 lojas da rede Romelsa, com sede em Salvador. Pagou R$3 milhões de sinal, e o preço final do negócio ainda será definido. Foi sua primeira aquisição em nove anos. Michel Klein presidente da Casas Bahia, afirmou que a crise traz oportunidades.

José Bento Amaral Júnior, coordenador da FGV Projetos, observou que o desafio do Pão de Açúcar será desenvolver uma política de crédito para competir com a Casas Bahia, que tem forte presença nas classes de renda C e D. Essa tarefa pode ser menos complicada, já que o Ponto Frio tem como braço financeiro a InvestCred, fruto de acordo com o Unibanco.

Para Antônio César Carvalho, diretor da Acomp Consultoria, o perfil de clientes das duas redes é parecido e o Pão de Açúcar ainda ganha na expertise do Ponto Frio nas vendas online:

- O bom posicionamento do Ponto Frio na internet é importante na expansão de negócios.