Título: Levantamento vai começar por seis municípios
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 14/06/2009, O País, p. 4

Tecnologia permite aumento de rebanho sem ampliar pastagem.

BRASÍLIA. O projeto inicial do Ministério da Agricultura é adquirir imagens de satélite de todo o sul do Pará, área que abrange seis grandes municípios e cerca de 150.000 quilômetros quadrados. As primeiras imagens dessa área, que servirão como referência para o monitoramento, deverão ser adquiridas já, segundo o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Miranda.

Para Miranda, os produtores amazonenses terão de investir em tecnologia para aumentar a produtividade de suas criações.

- É possível multiplicar por 3 ou 4 o rebanho, sem ampliar área de pastagem. A pecuária vai continuar se expandindo, o importante é que não esteja associada ao desmatamento. O Brasil é o primeiro exportador mundial de carne, tem que fazer bem feito - afirmou.

Vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Ibsen de Gusmão Câmara admite que grande parte da devastação da floresta se deve ao avanço de pasto.

- Os pecuaristas da Amazônia não vão gostar de terem restringidas as áreas de expansão, mas a sociedade vem reagindo. Hoje, a maioria não concorda que a floresta seja derrubada para plantar capim - reconheceu. (Catarina Alencastro)