Título: Lula oferece coluna a jornais
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 16/06/2009, O País, p. 4

Às vésperas do ano eleitoral, presidente quer responder a perguntas de leitores toda semana

BRASÍLIA. Às vésperas do ano eleitoral, a Presidência da República está oferecendo a todos os jornais impressos do país a possibilidade de publicar uma coluna semanal, com respostas a perguntas feitas por leitores ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Não há limite de perguntas a serem enviadas, mas apenas três delas serão selecionadas a cada semana pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República para a coluna. Trata-se de mais um meio de divulgação de feitos, atividades e opiniões do presidente e de seu governo, que dependerá da adesão de veículos impressos. Os jornais cadastrados terão que publicar as perguntas e respostas na íntegra e em espaço identificado como ¿O Presidente Responde¿. Todos receberão a mesma coluna semanalmente. A primeira publicação está prevista para o próximo dia 7 e será disponibilizada no dia 6 aos jornais que se cadastrarem previamente.

As inscrições para o cadastramento para a publicação da coluna do presidente Lula estão abertas desde ontem, e, segundo a assessoria do Planalto, várias pessoas ligaram para saber detalhes. Cada jornal cadastrado terá direito a enviar à Secretaria perguntas de seus leitores. Desde que versem sobre temas relacionados ¿às políticas públicas e de relevância, e interesse jornalístico, considerando que a coluna visa a ser mais um instrumento de prestação de contas à sociedade das ações do governo federal¿, diz o informe da Secretaria de Imprensa.

O produto é oferecido como uma ¿coluna semanal assinada pelo presidente da República¿. A assessoria informa que o modelo é de adesão e que os que se cadastrarem terão que concordar com o formato estabelecido: publicação semanal, sempre às terçasfeiras, com cerca de de 3,5 mil caracteres, incluindo espaços. Os jornais cadastrados receberão a coluna na segunda-feira, e, na terça, ela estará disponível no site da Presidência.

A ideia é fazer um rodízio de perguntas entre os jornais cadastrados, levando em conta também a região e os temas.

As perguntas deverão conter o nome completo, idade, ocupação e cidade onde mora o leitor que a formulou.

Além da coluna, o Planalto está investindo em novos meios de divulgação dos atos e das atividades de Lula e do governo. Em debate recente sobre liberdade de imprensa, realizada na Câmara, o subchefe-executivo da Secretaria da Comunicação (Secom), Ottoni Fernandes Júnior, confirmou que a Presidência também finaliza a confecção de um blog do Planalto, que será mais um meio de divulgação de fatos de Lula e do governo, neste caso via internet.

Ottoni informou que o blog será lançado em breve e que a intenção não será publicar perguntas e respostas dos jornalistas feitas ao presidente Lula e ao governo federal ¿ a exemplo do polêmico blog ¿Fatos e Dados¿, da Petrobras ¿ mas um blog de informação.