Título: Lula: olimpíada elevaria a autoestima do Brasil
Autor: Alves, Maria Elisa
Fonte: O Globo, 16/06/2009, Rio, p. 18

Presidente diz, em Genebra, que ´se tem um lugar seguro para sediar os Jogos, esse lugar é o Rio de Janeiro`

Apesar de estar em Genebra para uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu aproveitar seu encontro com a imprensa estrangeira, ontem de manhã, para sair em defesa da candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Para convencer os jornalistas de que a cidade tem condições de fazer, segundo ele, as melhores Olimpíadas da história dos jogos, o presidente apelou para um discurso ufanista. Além de elogiar a beleza do Rio, destacou os investimentos que têm sido feitos em infraestrutura, a estabilidade da economia e a paixão dos brasileiros por esportes.

Disse ainda que a escolha do Rio fortaleceria a autoestima do povo brasileiro.

¿ Nós achamos que o Brasil está vivendo um dos melhores momentos da sua história. O Brasil está se fortalecendo enquanto nação, a economia brasileira é muito estável, o país está crescendo. Vamos fazer para a Copa do Mundo uma preparação de mobilidade urbana que o Brasil nunca teve, e aí o país estará pronto, pronto, pronto para receber todos os esportistas do mundo em 2016. O Brasil não está disputando apenas o direito de fazer uma Olimpíada. O Brasil, na verdade, quer fortalecer a autoestima do seu povo, o Brasil quer que os Jogos Olímpicos contribuam com o processo de transformação social que está em curso no nosso país ¿ disse o presidente.

Lula apostou não apenas no tom emotivo para vender o Rio como melhor opção. Ele também procurou convencer a imprensa estrangeira com argumentos técnicos, citando a experiência do Rio em sediar eventos esportivos de grande porte, como os Jogos PanAmericanos de 2007.

¿ Nós já sediamos o Pan e foram os melhores Jogos PanAmericanos da história. Vamos realizar a melhor Copa do Mundo, agora em 2014. E com tudo isso nós estaremos prontos, governo e sociedade, para fazer os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 ¿ disse Lula.

Perguntado sobre o problema da violência no Rio, ele lembrou que não houve um só incidente durante o Pan.

¿ O tipo de violência que tem no Brasil é outro. Lá, nós não temos atentados, não temos bombas, não temos terrorismo.

Não vai acontecer o que aconteceu em Munique. Nunca vai acontecer, porque o povo brasileiro é de paz. Eu acho que nós precisamos aproveitar uma Olimpíada para consagrar o processo de transformação de que o Brasil precisa. É importante lembrar que o último país a realizar uma Olimpíada na América Latina foi o México, em 1968. De lá para cá, muita coisa mudou na América do Sul e muita coisa mudou no Brasil. Por isso, eu posso olhar no olho de cada membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e dizer: não se preocupem, porque, se tem um lugar seguro para fazer os Jogos Olímpicos, esse lugar é o Brasil, é o Rio de Janeiro.

Para o presidente, se o COI escolher o Rio estará desfazendo uma injustiça: ¿ Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que nunca sediou uma Olimpíada. É preciso que o COI veja a realização dos jogos como uma possibilidade de transformar a realidade de todo um continente. Para Estados Unidos, Espanha e Japão, que também estão na disputa, será só mais uma Olimpíada. Para o Brasil, será a autoafirmaçao de um povo, de um país ¿ disse, referindo-se a Chicago, Madri e Tóquio, concorrentes do Rio.