Título: Na área de energia, mais divergência
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 16/06/2009, Economia, p. 20

Sobre críticas de Lobão, Minc diz que 80% dos entraves não são de sua áreae

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fez de conta que não era com ele a crítica feita ontem, em Genebra, pelo ministro da Energia, Edison Lobão, de que o avanço do setor energético no Brasil vem sendo obstruído por dificuldades criadas por autoridades do setor de meio ambiente. Segundo Lobão, têm surgido ¿embaraços para a construção¿ de hidrelétricas devido à ¿interpretações excessivas¿ das leis ambientais. Minc rebateu dizendo que preferia acreditar que seu colega tenha se referido a entraves causados por outras áreas, não pelo ministério do Meio Ambiente. Ao fazer isso, no entanto, ele deu uma alfinetada em Lobão.

¿ Oitenta por cento dos entraves não são de nossa área.

São questões indígenas, questões de licença estadual, questões de Ministério Público ¿ afirmou Minc, destacando que há quatro hidrelétricas com problemas na área ambiental.

Segundo o ministro, os casos de duas pequenas hidrelétricas serão solucionados, mas o das outras duas o Ministério não irá resolver: ¿ Sempre quando tem algum empreendimento ao qual a gente resolve não dar licença, a gente vira inimigo do progresso.

As pessoas têm de se acostumar, no Brasil, que vamos dizer não para vários empreendimentos, e o presidente Lula tem consciência disso, conhece minha história, me respeita. Do contrário não teria me convidado (para ser ministro).

Minc exemplificou com um caso ocorrido quando era secretário do Meio Ambiente do Rio, e negou licença para empreendimento de US$ 1 bilhão: ¿ Era uma grande térmica em Itaguaí. Convenci o governador Sergio Cabral que aquela térmica ia ser um horror.

Aquela bacia estava saturada, ia virar uma nova Cubatão.

Então, eu simplesmente disse três letrinhas: n, a, o, til. Não! O ministro ressaltou que prometera ao presidente Lula não polemizar em público com os demais ministros, mas que decidira comentar as declarações de Lobão apenas em relação ¿ao mérito da questão¿.

Ao fazer isso, brincou: ¿ Eu defendo ele (Lobão), porque é preciso defender todos os lobos. Alguns estão ameaçados de extinção, e a gente tem que defender todas as espécies.

O Lobão é um ministro de energia, e vive me elogiando. Ele fala: ¿Minc, você não imagina como toda a área de petróleo de gás está andando. Estava tudo parado e agora está andando, você não existe!¿. Eu tenho feito grandes acordos com ele. (J.M.P.)