Título: Mais agregados de Sarney contratados pelo Senado
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 18/06/2009, O País, p. 3

Atos secretos esconderam nomeações de sobrinhas e neto do presidente da Casa

BRASÍLIA. O número de parentes e agregados da família Sarney empregados pelo Senado não para de aumentar desde que começaram a ser divulgados atos administrativos guardados em segredo por dez anos. A lista engordou com a revelação, pelo jornal "Estado de S.Paulo", de que uma prima e uma sobrinha de Jorge Murad, marido da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), integram o quadro de servidores da Casa.

Isabella Murad Cabral Alves dos Santos, sobrinha de Murad, foi morar em Barcelona, na Espanha, mas continuou recebendo salários do Senado. Isabella foi contratada em fevereiro de 2007 para trabalhar na liderança do PTB, então ocupada pelo senador Epitácio Cafeteira (MA), o mesmo que havia contratado João Fernando Michels Gonçalves Sarney, neto de Sarney.

Cafeteira atribuiu a contratação de Isabella a um pedido de um amigo, Eduardo Lago, que seria tio da moça. Mas não foi capaz de perceber a ausência da funcionária:

- O tio pediu que a nomeasse, mas esqueceu de avisar que ela tinha conseguido bolsa na Espanha.

Outra Murad empregada pelo Senado é Virgínia Murad de Araújo, nomeada assistente da liderança do governo no Congresso em maio de 2007, época em que Roseana Sarney ocupava o cargo. Seu salário era de R$1.247, mas dobrou para R$2.494. Virgínia é filha do ex-deputado Emílio Biló Murad, primo de Jorge Murad, e está lotada no gabinete do senador Mauro Fecury, suplente de Roseana.

Das duas sobrinhas de Sarney que vinham trabalhando na Casa, uma, Vera Portela Macieira Borges, poderá ser devolvida para o Ministério da Agricultura. Contratada em maio de 2003 para a presidência do Senado, a pedido de Sarney, ela foi transferida para o gabinete de Delcídio Amaral (PT-MS) em Campo Grande. Outra sobrinha de dona Marly, mulher de Sarney, Maria do Carmo de Castro Macieira, foi nomeada em julho de 2005 para o gabinete de Roseana Sarney