Título: A crise chegou ao Brasil, diz Dilma
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 18/06/2009, O País, p. 4

Ela descarta, porém, paralisação de obras do PAC e cortes de recursos

FORTALEZA. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) atingiu "velocidade de cruzeiro" no Nordeste e que seus projetos - R$646 milhões até 2010 - serão um antídoto contra a crise financeira. Dilma admitiu que a crise chegou ao país, mas disse que não haverá paralisação de obras e afastou a hipótese de um ajuste fiscal pautado em cortes. Já o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), em Brasília, afirmou que o Orçamento será revisto devido à queda na arrecadação.

- Não somos responsáveis pela crise, mas ela chegou ao país. O PAC tem essa característica de ajudar o Brasil a sair da crise. É uma vacina, um antídoto. O governo, que antes foi um problema, hoje é parte da solução, e o PAC é um dos instrumentos que o governo tem para ser parte da solução - disse Dilma.

Na reunião de avaliação do PAC, Dilma trocou fartos elogios com o governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro Gomes (PSB), este último cotado para disputar o governo de São Paulo com o apoio do PT. Cid a chamou de "titã". Dilma disse que ele é um "desbravador".

Em visita ao conjunto habitacional Maravilha, ela aceitou um convite para um cafezinho e recebeu saudações de "futura presidente do Brasil".