Título: Lei Seca reduziu em 22,5% índice de mortes no trânsito
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 18/06/2009, O País, p. 10

Motoristas sopram bafômetro com satisfação, diz Tarso

BRASÍLIA. Dados do Ministério da Saúde indicam uma redução de 22,5% no número de mortos em acidentes de trânsito nas 27 capitais do país desde que a Lei Seca entrou em vigor, em 20 de junho do ano passado. Estatísticas do segundo semestre de 2008, primeira fase de vigência da nova lei, foram comparadas com as do mesmo período de 2007.

Pelos dados do Ministério da Saúde, 2.723 morreram vítimas de acidentes de trânsito entre agosto e dezembro do ano passado nas 27 capitais, enquanto 3.519 mortes foram registradas no segundo semestre de 2007, quando a lei que proibiria o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas ainda não estava em discussão no Congresso.

Para o ministro da Justiça, Tarso Genro, o impacto da Lei Seca ainda não atingiu os níveis esperados, mas os dados do Ministério da Saúde são auspiciosos:

- Nossa conclusão é que se iniciou uma grande mudança. Não se trata de ter uma visão triunfalista da lei, mas de concluir que ela teve efeitos altamente positivos, não só na conduta das autoridades públicas para coibir o uso do álcool associado à direção, mas na enorme satisfação das pessoas que sopram o bafômetro de serem fiscalizadas.

Já estudo da Polícia Rodoviária Federal, a ser divulgado hoje, indica redução de 2% nas mortes nas estradas federais.