Título: O que foi proposto
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 17/06/2009, O País, p. 3

Sérgio Guerra (PSDB-PE): Propôs reduzir à metade a estrutura administrativa da Casa, que hoje conta com cerca de dez mil servidores. Aos colegas, Sarney disse que pretende fazer um corte de 40%.

Eduardo Suplicy (PT-SP): Quer tornar pública a relação de todos os servidores da Casa e as respectivas remunerações brutas, além de todos os contratos da instituição.Sarney disse que apoia a proposta.

Aloizio Mercadante (PT-SP): Sugeriu mandato de dois anos para o diretor-geral do Senado, renovável por no máximo mais dois anos. Sarney disse que apoia.

Arthur Virgílio (PSDB-AM): Propôs que o escolhido para a Diretoria Geral tenha o nome aprovado em plenário. Sua proposta faculta ainda a possibilidade de o plenário destituí-lo mediante a concordância da maioria absoluta dos 81 senadores.Sarney disse que vai assinar projeto para aprovar essa mudança.

Demóstenes Torres (DEM-GO): Defendeu abertura de processo disciplinar contra o atual diretor-geral, Alexandre Gazineo, seu antecessor Agaciel Maia e o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi, por não terem dado publicidade a mais de 500 atos secretos nos últimos dez anos. Também sugeriu que a PF e o MP tomem a frente da investigação sobre esses atos.Sarney disse que é contra a investigação da PF. Concorda com processos disciplinares.

Renato Casagrande (PSB-ES): Apresentou requerimento solicitando que Sarney receba em audiência os integrantes da Comissão de Fiscalização e Controle para que ele explique as providências que pretende tomar em relação aos atos secretos e a punição dos responsáveis. Sarney não se manifestou.

Pedro Simon (PMDB-RS): Defendeu projeto de sua autoria que propõe que o plenário se reúna pelo menos uma vez por mês para analisar as decisões da Mesa Diretora. Sarney não se manifestou.