Título: Atos revelam tentativa de nepotismo cruzado
Autor: Franco, Bernardo Mello; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 17/06/2009, O País, p. 4

Edison Lobão nomeou filha de Crivella e teve parente nomeado por senador fluminense

BRASÍLIA. Os atos secretos do Senado revelaram que houve pelo menos uma tentativa de nepotismo cruzado entre dois senadores: Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Edison Lobão (PMDB-MA), hoje ministro de Minas e Energia. Segundo revelou ontem o jornal "Folha de S.Paulo", os atos mostram que, em 2003, Lobão chegou a nomear uma filha de Crivella para assessoria de seu gabinete, e o senador fluminense nomeou, no mesmo dia, um parente do colega maranhense para sua assessoria.

Mas, segundo Crivella, os atos não foram concretizados. Ele nega a intenção de nepotismo cruzado, mas confirma que, em 2003, Lobão convidou a sua filha Deborah Christine, hoje com 24 anos, para trabalhar no seu gabinete. Mas que só convidou Renato Lobão por ele ser especialista em informática.

Segundo Crivella, Renato Lobão preferiu trabalhar no Prodasen, pois ele não teria salário suficiente para transferi-lo para o seu gabinete. Ele diz ter aconselhado a filha a desistir da proposta do colega de Senado.

- Ela nunca tomou posse. Isso não era ato secreto. Até porque em 2003 não havia restrição para isso (nepotismo) - disse Crivella.

A assessoria de imprensa do ministro negou ontem que tenha havido negociação de cargos entre e ele e Crivella.