Título: Oposição cede, mas CPI não caminha
Autor: Vaconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 17/06/2009, O País, p. 5

PSDB decide devolver relatoria de investigação sobre ONGs

BRASÍLIA. O PSDB propôs ontem um entendimento à base governista para instalar a CPI da Petrobras. PSDB e DEM admitiram reservadamente devolver aos governistas a relatoria da CPI das ONGs, o que poria fim à alegação da base aliada para não iniciar a investigação sobre irregularidades na estatal. Apesar da possibilidade de entendimento, não há data prevista para a instalação da CPI.

Na CPI das ONGs, o cargo de relator passou a ser ocupado pelo líder tucano, Arthur Virgílio (AM), desde que o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi destituído da função, ao ser indicado para a CPI da Petrobras. A oposição aguarda uma resposta do governo para que manobras regimentais não mais impeçam a instalação da CPI por falta de quórum.

O entendimento começou a ser costurado ontem, em almoço da bancada tucana. À noite, a proposta foi apresentada ao líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), por Virgílio e pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

- Nossa prioridade é a CPI da Petrobras. Deixamos isso claro ao governo. Acredito que vamos instalar a comissão - disse Guerra.