Título: Controle de antibióticos pode ficar rigoroso
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 17/06/2009, O País, p. 9

Anvisa planeja obrigar farmácias a registrar dados do paciente

BRASÍLIA. A Anvisa estuda a possibilidade de incluir os antibióticos na relação de medicamentos que podem vir a ter controle mais rigoroso de comercialização. O propósito é evitar o consumo abusivo desses remédios, que deverão compor uma lista futura de drogas submetidas a controle especial. A agência avalia necessidade de regulamentar o consumo e criar obstáculos para a venda descontrolada de antibióticos nas farmácias, apesar da exigência de apresentação de receitas.

A Anvisa quer submeter os antibióticos às mesmas regras vigentes hoje para os psicotrópicos. Não bastará apenas a apresentação da receita. Os farmacêuticos, no momento da venda, terão que registrar a venda com dados do consumidor e detalhes da prescrição médica. As informações serão repassadas à Anvisa.

Se ficar constatado que ocorreu algum tipo de abuso na comercialização do antibiótico, os técnicos da agência recolherão os produtos e o prejuízo será dos estabelecimentos, que estarão sujeitos a pesadas multas. A direção da Anvisa acredita que medidas como essas poderiam alcançar bons resultados, porque os preços dos antibióticos são considerados altos e os donos de farmácia temeriam o risco de perder os medicamentos e ficar com o prejuízo