Título: Varejo do Rio à frente do nacional
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 17/06/2009, Economia, p. 15

Vendas sobem acima da média e fazem de redes fluminenses alvo para aquisições

Com as vendas em alta, mas dominado por empresas de administração familiar e foco regional, o varejo do Rio é um alvo natural para grandes grupos nacionais e internacionais. Assim, movimentos como a recente aquisição do carioca Ponto Frio pelo paulista Pão de Açúcar são vistos como uma tendência que pode se repetir em outros grupos, dizem analistas. Este ano, até abril, as vendas do varejo fluminense cresceram 5,5%, contra 4,5% da média nacional, informou ontem o IBGE na sua Pesquisa Mensal de Comércio.

- Esses resultados têm como base o fato de o estado ter uma renda forte, ou seja, os consumidores são menos dependentes de crédito - analisa Nilo Lopes, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

Os ramos que mais interessam as redes em expansão estão em disparada no varejo carioca. Móveis e eletrodomésticos, por exemplo, registram alta, no ano, de 5,9% - o maior crescimento do país - contra recuo de 1,6% no Brasil. O setor de equipamentos de informática teve alta 25,4% ante 18,1% da média nacional. E no item no qual estão as lojas de departamento, a elevação foi de 13,9% contra 8,3%.

Os varejistas cariocas, no entanto, não vêm mostrando o mesmo apetite de expansão do que o de outras regiões brasileiras. Segundo Marcelo Boschi, professor de Marketing da ESPM-Rio, as redes locais tornaram-se provincianas:

- Nas duas últimas décadas, essas redes focaram suas atividades no Rio. O crescimento, na maioria, foi orgânico e desorganizado.

No Brasil, vendas do comércio caem 0,2% em abril

Marcelo Barboza, presidente da consultoria Pragmática, acrescenta que a maioria das redes do Rio tem administração familiar, sem profissionalização. E como a concentração é um caminho sem volta, diz Boschi, quem não pode ser comprador deve se preparar para ser vendido:

- Isso significa melhorar as redes de lojas, ter impostos em dia, reduzir passivos trabalhistas, unificar CNPJ. Resumindo, se preparar para atrair o melhor noivo para o casamento.

Além da recente aquisição do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar, há rumores sobre negociações de outras redes cariocas, de supermercadistas a lojas de departamentos. Natural, dizem analistas, pois a tendência mundial é de concentração.

- As empresas podem crescer por aquisição e fusão, ou abrindo novos pontos, o que é mais caro - diz o especialista em varejo Marco Quintarelli, sócio do Grupo Azo.

A tendência de concentração torna-se ainda mais forte em momentos de crise econômica. Em abril, segundo o IBGE, as vendas do varejo brasileiro caíram 0,2% na comparação com março, o segundo recuo mensal seguido. Em relação a abril de 2008, o crescimento é de 6,9%. E em 12 meses, de 7,1%. O melhor resultado em relação a 2008 é explicado pelo deslocamento da Páscoa, em 2009, para abril.