Título: Jovens: 35,4% fizeram sexo antes de 15 anos
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 19/06/2009, O País, p. 3

Na faixa etária até 24 anos, 21,9% admitiram ter tido mais de uma dezena de parceiros

BRASÍLIA e RIO. De cada cinco jovens entre 15 e 24 anos, um já ultrapassou a marca de dez parceiros diferentes ao longo da vida sexual. Isso significa que 21,9% dos jovens sexualmente ativos assumem já ter tido mais de uma dezena de parceiros. A alta rotatividade dos relacionamentos é considerada um dos principais desafios às políticas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis na adolescência e no início da vida adulta. No entanto, a pesquisa sobre o comportamento dos brasileiros também mostra que os jovens têm mais informação sobre os métodos contraceptivos e a importância de usar a camisinha.

Nessa faixa dos 15 aos 24, 14,6% disseram ter tido mais de cinco relações sexuais sem compromisso nos 12 meses que antecederam a pesquisa. O número é o dobro do registrado entre os brasileiros de 25 a 49 anos (7,2%). Os jovens iniciaram a vida sexual mais cedo (35,4% disseram ter tido a primeira relação antes dos 15 anos) e tiveram mais relações no último ano com parceiros que conheceram na internet (10,5%). O estudo também mostra que 8,7% dos jovens já tiveram ao menos uma relação homossexual antes de completar os 25 anos.

Entre todas as faixas etárias, a evolução é comparativa a um estudo parecido feito em 2004. Segundo o ministério, na ocasião, 25,2% dos entrevistados relataram terem feito sexo com 15 anos ou menos. Em 2008, 27,7% relataram sua primeira experiência sexual com 15 anos ou menos.

Renan Miragaya, de 18 anos, não usou camisinha no primeiro ano e meio de sua vida sexual, que começou aos 15, mas tem uma justificativa: a namorada era fixa, tomava pílula e fez exame para verificar se tinha AIDS antes de iniciarem a relação. De qualquer forma, o estudante de História garante que, agora que está sozinho, se protege. Mas afirma: a maioria dos amigos não gosta de usar preservativo, mesmo em relações casuais:

- Tem gente que não se cuida. Tento ficar em cima dos moleques, mas não adianta. Eles falam que atrapalha. Eu nunca fiquei sem usar desde que terminei o namoro. Minhas amigas não gostam muito de dizer se usam ou não, mas uma delas, de 13 anos, acabou de engravidar de um cara de 15, com quem ela estava ficando.

As campanhas de educação sexual e a distribuição gratuita de camisinhas nas escolas foram apontadas como razões para os altos índices de conhecimento sobre métodos de prevenção. O percentual de jovens que sabem que a camisinha evita a Aids é de 96,5%. Os índices de uso de preservativos são maiores nessa faixa: 67,8% disseram ter usado a camisinha na última relação com parceiros casuais.

- A gente começa bem na prevenção, mas a manutenção desse índice ainda deixa a desejar - disse Mariângela Simão, coordenadora nacional de DST/Aids.

COLABOROU: Cláudia Lamego