Título: Pesquisadores americanos são presos em MS
Autor:
Fonte: O Globo, 19/06/2009, O País, p. 10

Eles coletavam material, sem autorização, com dois brasileiros

CAMPO GRANDE. Cinco pesquisadores - três americanos e dois brasileiros - foram presos pela Polícia Federal de Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com a Bolívia. Eles foram detidos em flagrante, quarta-feira, acusados de realizar pesquisas no Pantanal sem autorização de órgãos brasileiros.

Os americanos Mark Andrew Tress, Kelly Michael Wendt e Michael Matthew McGlue e os brasileiros Fabrício Aníbal Corradini e Aguinaldo Silva coletavam sedimentos na Baía Vermelha, na região da Serra do Amolar. A área foi declarada de preservação permanente; atividades ali só podem ser feitas com autorização dos órgãos ambientais.

Segundo o delegado da PF Adriano Amaral, os pesquisadores, que coletavam sedimentos, alegaram que desde 2007 realizam estudos sobre as variações climáticas na região. Seria a terceira vez que eles recolhiam sedimentos.

Amaral disse que eles não tinham documento comprovando algum convênio entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. Os americanos estavam com visto de turista. Os presos disseram à PF que a pesquisa é realizada por meio de convênio da Unesp, de São Paulo, com a Universidade do Arizona. Todos foram autuados por usurpação do patrimônio da União, além de lavra e pesquisas ilegais. O GLOBO não localizou os advogados dos pesquisadores.

(*) Especial para O GLOBO