Título: Ambientalistas protestam contra MP da Grilagem
Autor: Blanco, Pedro Paulo
Fonte: O Globo, 19/06/2009, O País, p. 11

Ato em defesa de legislação ambiental pede vetos à proposta.

SÃO PAULO. Ambientalistas e representantes da sociedade civil realizaram ontem ato público contra a medida provisória 458, que, segundo eles, causará um desmonte na legislação ambiental brasileira. No protesto, que reuniu mais de 500 pessoas durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos, encerrada ontem, foi aprovada uma carta aberta à sociedade, já entregue ao chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho.

Segundo o presidente do Ethos, Ricardo Young, o objetivo do ato é convencer Lula a vetar itens da MP 458, chamada de MP da Grilagem, e conclamá-lo a liderar a agenda ambiental:

- Não é uma manifestação contra ou a favor de governos, mas um ato contra todos aqueles que desejam desarticular a legislação ambiental do país.

Os ambientalistas também apoiaram a carta aberta da senadora Marina Silva (PT-AC) pedindo a Lula veto a artigos da medida que se referem à ocupação e exploração indireta da terra e permitem que grileiros coloquem laranjas em terras ocupadas e consigam a regularização das áreas. Outro artigo libera a transferência de terras da União para pessoas jurídicas com propriedades rurais em outros estados. Já o artigo 13º acaba com a vistoria prévia, permitindo ao próprio ocupante declarar as condições do imóvel.

- Não vamos aceitar a dilapidação do patrimônio natural brasileiro em nome de poucos - disse Hector Nuñes, presidente do Wall Mart no Brasil.

A rede varejista foi uma das primeiras a cancelar a compra de carne de frigoríficos que criam animais em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia.

Virgílio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável, defendeu linhas de financiamento com taxas de juros mais baixas para os investimentos sustentáveis na Amazônia.

A senadora Marina Silva e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que não puderam estar presentes, enviaram mensagens em vídeo que foram apresentadas aos manifestantes.