Título: Lula: ministros correm atrás de Dilma
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 20/06/2009, O País, p. 4

Para ele, todos querem posar com "quem pode ser futura presidente"

ALTA FLORESTA. O presidente Lula aproveitou o lançamento do programa Terra Legal para fazer campanha, ainda que disfarçada, para sua candidata à Presidência, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Dilma estava no mesmo horário em Porto Velho, lançando o mesmo programa. No início de seu discurso, Lula afirmou que havia mais ministros ao lado de Dilma do que em seu palanque, onde estavam Carlos Minc (Meio Ambiente) e José Pimentel (Previdência Social). E explicou o por quê:

- Deve ter outros ministros lá com a companheira Dilma, porque, sabe o que acontece, Blairo (Maggi), vai terminando o tempo do mandato e as pessoas já vão correndo atrás de quem pode ser futura presidente. Então, tem mais ministros com ela do que comigo aqui. O que eles não sabem é que eu ainda tenho o peso da caneta.

A avaliação de Lula era parcialmente correta. Dilma estava com dois colegas em Rondônia: Márcio Fortes (Cidades), e Alfredo Nascimento (Transportes). Em Marabá, local que será beneficiado pelo projeto, havia mais três ministros: Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), Altemir Gregolin (Pesca) e Reinhold Stephanes (Agricultura).

A solenidade com Dilma foi transmitida simultaneamente para Alta Floresta, onde Lula discursava, e para Marabá. Lula fez outro gesto em favor de Dilma, anunciando que ela tinha boas notícias para Rondônia. Ao vivo, ele pediu ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), que desse um recado a Dilma:

- Roberto, você está ao lado da Dilma? Dá um recado aí - pediu. - Eu queria dizer que aquela promessa que fizemos de entregar títulos de terra para o povo que mora na periferia de Porto Velho, a Dilma está aí para anunciar isso. Se não anunciou, dê a palavra novamente a ela, para que possa anunciar.