Título: Secretário de Saúde descarta ter gripe suína
Autor: Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 20/06/2009, Rio, p. 21

Sérgio Côrtes chegou a ficar em quarentena voluntária após chegar dos Estados Unidos e apresentar sintomas

O secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, saiu ontem do isolamento domiciliar em que ficou por dois dias, com suspeita de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). Ele chegou dos Estados Unidos na última terça-feira e, na tarde de quinta, começou a apresentar sintomas de gripe. Amostras com secreção respiratória de Côrtes foram enviadas para análise laboratorial e o resultado, anunciado ontem à noite pelo próprio secretário, é que a gripe é comum.

Como os Estados Unidos são o país com o maior número de casos da doença no mundo - 17.855 até anteontem, com 45 mortes -, o secretário achou prudente seguir o protocolo da doença. Enquanto o resultado não saía, ele e a mulher optaram por ficar em casa, em quarentena voluntária. Côrtes informou à Vigilância Epidemiológica da Secretaria municipal de Saúde sobre os sintomas e, na quinta, fez a coleta de saliva para exame.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou em nota, antes de sair o resultado, que "por precaução, estão sendo realizadas busca ativa e monitoramento das pessoas que estabeleceram contato próximo com o secretário". A assessoria do órgão não quis informar detalhes sobre a viagem de Côrtes aos Estados Unidos, como as cidades por onde ele passou e o que fez durante sua passagem pelo país.

Niterói confirma seu primeiro caso

A Secretaria de Saúde de Niterói informou que ontem foi confirmado o primeiro caso de gripe suína na cidade. Trata-se de um menino de 11 anos, que também chegou dos Estados Unidos em 12 de junho e começou a apresentar os sintomas no dia 15. Os procedimentos, como coleta de material para exames e tratamento específico, já foram realizados e o paciente, que está passando bem, vem sendo monitorado por equipes do município e do estado. A Secretaria de Saúde de Niterói pôs os telefones 2719-4491 e 2621-0100 à disposição da população para tirar dúvidas sobre a doença.

O Ministério da Saúde informou que foram registrados ontem 17 novos casos da gripe no Brasil - nenhum deles no Rio de Janeiro. No país, houve 131 registros confirmados de contaminação por Influenza A, sendo 15 no Rio. O estado ainda tem 25 casos suspeitos. Outros 60 foram descartados.

Os primeiros casos da nova gripe só apareceram no Brasil mais de um mês depois da doença ter sido diagnosticada em outros países. Desde então, todas as suspeitas são monitoradas. São Paulo é o estado com maior número de casos confirmados - 55 ao todo. Ele é seguido por Santa Catarina (26), Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (15), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Mato Grosso (2), Bahia (1), Rio Grande do Norte (1) e Rio Grande do Sul (1).

O Ministério da Saúde ainda acompanha 166 casos suspeitos de Influenza A nos estados de Santa Catarina (36), São Paulo (26), Rio de Janeiro (25), Paraná (16), Distrito Federal (15), Minas Gerais (10), Pernambuco (9), Rio Grande do Sul (6), Goiás (3), Alagoas (2), Bahia (2), Ceará (2), Espírito Santo (2), Maranhão (2), Mato Grosso (2), Rio Grande do Norte (2), Rondônia (2), Sergipe (2), Roraima (1) e Tocantins (1).