Título: No ABC, jornal e revista aumentam influência
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 21/06/2009, O País, p. 9

ESTRATÉGIA: Únicos anúncios da última edição da revista são do governo federal, além de um informe da Petrobras

Ex-assessor de prefeito petista comanda publicação com 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente na região

SÃO PAULO. A rede de comunicação dos sindicalistas do ABC ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se limita apenas à mídia eletrônica. Inclui ainda a criação de um jornal impresso que circula duas vezes por semana na região, o ABCD Maior, que também funciona no prédio da TVT. Chefiado por Celso Horta, ex-assessor de Luiz Marinho (PT), atual prefeito de São Bernardo do Campo, o jornal tem tiragem que chega a 30 mil exemplares. Distribuída gratuitamente, a publicação surgiu em 2006.

Ex-ministro é presença constante no jornal

"O jornal tornou-se realidade a partir da iniciativa de vários sindicatos da CUT no ABC, inclusive o nosso, e de forças políticas da região", diz editorial publicado no site do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que já foi presidido por Marinho e pelo hoje presidente Lula.

Horta nega viés político na linha editorial do jornal:

- O jornal surgiu porque havia espaço para ele na região - disse ele.

Sobre a presença constante de Marinho em suas páginas, o diretor afirma:

- Marinho já foi ministro do Trabalho e da Previdência, é uma referência na cidade.

Também consta da lista de publicações relacionadas ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC a "Revista do Brasil". Na última edição, ela trazia apenas anúncios pagos pelo governo, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e um informe publicitário da Petrobras.