Título: No teatro do antitruste, exerci todos papéis
Autor: Badin, Arthur; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 21/06/2009, Economia, p. 29

Na mais longa aprovação no Congresso, parlamentares levaram 6 meses

BRASÍLIA. Profissional mais jovem a assumir a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o advogado Arthur Sanchez Badin, de 33 anos, tem uma frase pronta para responder a quem desconfia de sua pouca idade:

- No teatro do antitruste brasileiro, exerci todos os papéis. São poucos os profissionais que têm uma experiência maior do que eu tenho hoje no Brasil.

Na visão dos críticos, a arrogância é um dos seus defeitos. Ele é tachado ainda de autoritário e pouco hábil. Mas é reconhecido como profissional competente, incorruptível e criativo. A resistência de grandes empresas a sua indicação transformaram-no na autoridade que mais demorou para ter aprovada sua indicação pelo Congresso. Parlamentares chegaram a usar termos pouco delicados à época de sua sabatina, como "mal-saído das fraldas".

- A juventude é um mal que só o tempo vai poder curar. Sou o presidente mais jovem do Cade, assim como fui o procurador-geral mais jovem do Cade, o chefe de gabinete mais jovem da SDE (Secretaria de Direito Econômico) - afirma Badin, que está no governo federal desde 2003.

Foram mais de seis meses de espera pela aprovação do Congresso, e Badin se empenhou pessoalmente para vencer a oposição a seu nome. Nesse período, deixou de lado os exercícios em academias de Brasília, mas acabou emagrecendo três quilos. Em maio casou-se com Michelle Sanchez, namorada de um ano. Surpreendeu amigos ao adotar o sobrenome da mulher. Em novembro, será pai pela primeira vez. (Gustavo Paul e Geralda Doca)