Título: Sarney diz não ter sido eleito para limpar lixeiras do Senado
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 23/06/2009, O País, p. 3

Durante discurso do presidente da Casa, surge nome de outro afilhado dele que está na folha de pagamento

BRASÍLIA. Acuado com as cobranças, o presidente José Sarney (PMDBAP) ensaiou uma reação ontem, num discurso de improviso em que disse que não foi eleito para limpar as lixeiras do Senado. Ele negou que a filha, a governadora Roseana Sarney (PMDBMA), tivesse mordomo pago pelo Senado.

Mas, antes mesmo que encerrasse a fala, foi divulgada a informação de que mais um afilhado de Sarney fazia parte da folha de pagamento da Casa. É o 11oda lista.

Ontem, o jornalista Ricardo Noblat divulgou em seu blog no site do GLOBO que o diretor da Fundação José Sarney, Raimundo Nonato Quintiliano Pereira Filho, estava lotado desde 1995 no gabinete de Edison Lobão (PMDB-MA), hoje ministro de Minas e Energia. A fundação funciona no Convento das Mercês, em São Luís. Quintiliano ganha cerca de R$ 3,2 mil. É na Fundação José Sarney que funciona o memorial do presidente do Senado.

Lobão Filho (PMDB-MA) confirmou que o servidor presta serviços ao pai, o ministro Lobão, e que também deve prestar serviços a Sarney. Ao GLOBO, a assessoria de Sarney disse que as pessoas que trabalham na fundação são voluntárias. No plenário, Sarney não tocou no assunto. Voltou a falar das medidas para apurar denúncias: ¿ Julguei que fosse eleito presidente para presidir politicamente a Casa e não para ficar submetido a cuidar da despensa da Casa ou para limpar as lixeiras da cozinha da Casa.

Em resposta ao líder tucano, Arthur Virgílio (AM), Sarney disse que não acobertaria irregularidades: ¿ Ninguém vai acobertar ninguém.

Vamos punir.

Sarney negou que um mordomo da casa de Roseana em Brasília fosse pago pelo Senado. O jornal ¿O Estado de S.Paulo¿ revelou que Amaury de Jesus Machado, de 51 anos, o Secreta, é funcionário do Senado, mas dá expediente na casa de Roseana desde 2003.

¿ O Senado nunca pagou a nenhum mordomo. Como muitos aqui, eu fui alvo de insultos, de calúnia. A senadora Roseana não tem mordomo em casa. O senhor Amauri é chofer do Senado há 25 anos.