Título: Chantagens na ordem do dia
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 23/06/2009, O País, p. 3

Senadores denunciam ameaças, pressionam Sarney e cobram demissão de ex-diretores

Uma semana após ter dito que a crise do Senado é da instituição e não sua, o presidente José Sarney (PMDB-AP) foi alvo ontem em plenário de novas pressões para que tome atitudes enérgicas para punir os responsáveis pelos mais de 650 atos administrativos secretos editados ao longo dos últimos dez anos. Sem os principais aliados para defendê-lo, Sarney ouviu por mais de duas horas o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que acusou o ex-diretorgeral da Casa Agaciel Maia de chantagear parlamentares e cobrou não só a a demissão dele como a do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi a bem do serviço público.

Para evitar constrangimento ainda maior, Sarney saiu do plenário estrategicamente antes que Cristovam Buarque (PDT-DF) sugerisse que ele se licencie do comando da instituição por pelo menos dois meses.

Para Cristovam, Sarney não consegue ter a percepção da crise por causa do cargo ou por estar acostumado ao ritmo do ¿Senado antigo¿.

¿ Minha sugestão é que Sarney se sente conosco na planície, que peça licença por 60 dias e passe o cargo ao vice-presidente. É uma questão de sobrevivência desta Casa. Não dá para enfrentar o problema com a velocidade menor do que a indignação da população.

Continuar nessa lentidão é um suicídio ¿ sentenciou Cristovam, que, antes de discursar, pediu, em vão, que Sarney ficasse em plenário.

Papaléo Paes (PSDB-AP) foi um dos poucos a defender Sarney: ¿ Colocar o presidente da Casa como um mártir de tudo isso é uma injustiça, e eu não aceito.

Sarney não escapou, contudo, das cobranças do líder tucano. Indignado com o que classificou de tentativas de intimidação de Agaciel, Virgílio disse estar convencido de que o ex-diretor tinha a conivência de parlamentares.

¿ O senhor Agaciel Maia, que é formado, tem doutorado e mestrado em chantagem, transformou em secretos atos que não tinham por que serem secretos, até para acumular poder. É a lógica do chantagista. Duvido que tenha praticado esses crimes sozinhos. Tenho a convicção de que tem senador por trás dele. A época dos panos quentes acabou ¿ disparou Virgílio, apelando: ¿ O Agaciel é nosso Gonococo (bactéria causadora da gonorreia).

O tucano criticou a falta de ação de Sarney perante a crise e avisou: ¿ Não hesitarei em colocar seu nome no Conselho de Ética se achar que esse é o melhor caminho.

Para Virgílio, o Senado será obrigado a cortar na própria carne. E disse que Sarney deveria começar com as demissões de Agaciel e Zoghbi: ¿ Temos aqui uma camarilha, uma quadrilha de ladrões, de pessoas pérfidas, de figuras que não condizem com a dignidade do serviço público.

São dois ladrões que devem ser demitidos a bem do serviço público.

Tuma: Sarney não será investigado

corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), afirmou ontem em São Paulo não ver motivo para abrir uma investigação sobre Sarney. Na avaliação de Tuma, as denúncias envolvem apenas funcionários, não senadores.

¿ Ele (Sarney) está determinando a apuração dos fatos. Não vejo elementos (para abrir uma investigação) ¿ disse, após almoço do Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Para Tuma, as denúncias são fruto da disputa pela presidência da Casa.

¿ Houve uma disputa política pela Presidência e ela dividiu os funcionários, que tinham responsabilidade moral de fiscalizar os atos.

Agora, eles estão denunciando para desmoralizar um ao outro.

Tuma disse que acompanha de perto as denúncias para tomar providências, se considerar necessário: ¿ Quando surgir qualquer fato referente a algum senador, estarei pronto.

Em aparte a Virgílio, Cristovam confirmou tentativas de intimidação de senadores. No seu caso, foi usado o ato do Senado de nomeação de sua mulher, Gladys Pessoa de Vasconcelos Buarque, para trabalhar na liderança do PDT, em 9 de janeiro em 2007. Ele disse que Gladys não chegou a trabalhar na Casa e retornou à Câmara, onde é funcionária. Mas o ato que cancelava a nomeação estava oculto.

¿ Eu não tenho rabo preso ¿ disse Cristovam.

Agaciel negou as chantagens: ¿ Nunca chantageei ninguém. Jamais me rebaixaria a esse nível. Alguém está tentando me intrigar com o senador Arthur Virgílio.