Título: MEC muda regras para estimular a criação de cursos de mestrado
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 23/06/2009, O País, p. 9

Para Haddad, jornalismo é área em que demanda deve crescer mais

BRASÍLIA. O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou ontem portaria com novas regras para criação e avaliação de mestrados profissionais, como antecipou domingo o caderno Boa Chance, do GLOBO.

Haddad disse que o jornalismo deverá ser uma das áreas em que haverá maior proliferação desse tipo de curso, no rastro da decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a obrigatoriedade de diploma para o exercício profissional.

Para Haddad, as novas regras vão estimular a transformação de cursos de pós-graduação lato sensu, as chamadas especializações, assim como MBAs e residências médicas, em mestrados profissionais. Segundo ele, o novo formato vai acelerar a formação de mestres e, consequentemente, de doutores, além de ajudar a abrir as universidades para a realidade do setor produtivo e do mercado de trabalho.

A expectativa, segundo Haddad, é que universitários formados em outras áreas busquem os cursos de mestrado profissional em jornalismo para exercer a profissão. Sem entrar no mérito da decisão do STF que extinguiu a exigência do diploma, o ministro defendeu a existência de cursos específicos de jornalismo para qualificar quem pretende atuar na imprensa.

¿ O jornalismo é um dos pilares da democracia. Não podemos desconsiderar as especificidades do seu exercício.

A portaria permite que os mestrados profissionais tenham professores sem titulação acadêmica, desde que com reconhecida experiência profissional.

A portaria não fixa um percentual mínimo de docentes não titulados. Da mesma forma, estudantes poderão fazer trabalhos práticos no lugar de dissertações de conclusão de curso.

O ministro afirmou que a avaliação conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai privilegiar outros aspectos que não a produção acadêmica, incentivando a criação de cursos.