Título: Prefeito diz que não há motivo para alarde
Autor: Costa, Ana Cláudia
Fonte: O Globo, 29/06/2009, Rio, p. 10

ALERTA NA SAÚDE: Quatro hospitais estão aptos a internar e tratar de pacientes graves, com cem vagas disponíveis

Côrtes explica que número de infectados por gripe aumentará, mas dentro do previsto; estado já registra 66 casos

Ana Cláudia Costa

Após a confirmação de oito casos de gripe suína em um dia, o prefeito Eduardo Paes se reuniu ontem, no Gabinete Integrado de Emergência para a Influenza A, com os secretários de Saúde do estado, Sérgio Cortes, e do município, Hans Dohmann, para tranquilizar a população. Após uma reunião a portas fechadas, Paes disse que não há motivo para alarde e, tampouco, fechamento de escolas e empresas onde foram detectadas pessoas com o vírus. O prefeito reiterou que já foi comprovado que a letalidade da doença é menor que a da gripe comum:

De acordo com Côrtes, já são 66 casos em todo o estado. Ele admitiu que, de agora em diante, o número de casos vai aumentar, mas dentro do previsto. O secretário explicou que hoje quatro hospitais estão aptos a internar e tratar de pacientes graves, com cem vagas disponíveis:

- O mais importante neste momento é a atuação conjunta do estado e do município. Já temos um plano de contingência para que outros hospitais estejam prontos para atendimento e, caso necessário, mais hospitais serão agregados a eles.

Segundo ele, a evolução da epidemia já era prevista. Por isto, não há necessidade de alarmismo. A importância, acrescenta, é que as unidades hospitalares comuniquem à Vigilância Sanitária os casos confirmados para que eles não cresçam de maneira desenfreada:

- Isso não vai permitir que não haja epidemia, mas permitirá que possamos identificar os casos mais rapidamente.

Para o Dohmann, o município entra agora numa nova fase, que é o controle da notificação dos casos da gripe.

- Primeiro, fizemos uma vigilância epidemiológica estreita para controlar o aumento da circulação do vírus. Agora, o número de casos vai aumentar, o que era previsto, e o grau de controle passa a ser pela notificação da assistência - informou Dohmann, acrescentando que a população deve estar ciente de que os sintomas são iguais aos de uma gripe comum.

- Não há recomendação para fechar escolas, teatros, cinemas ou empresas. Os casos estão sendo monitorados.