Título: Frigoríficos denunciados em Rondônia
Autor: Oliveira, Eliane; Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 27/06/2009, Economia, p. 28
O cerco aos frigoríficos, curtumes e laticínios que foi deflagrado no Pará chegou ontem a Rondônia. Foram denunciados na Operação Abate, além das empresas, 18 servidores por omissão na fiscalização, sumiço de documentos contrários aos interesses comerciais e simulação de vistorias. A denúncia é do Ministério Público Federal (MPF) no estado, que acusou funcionários da Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Entre os frigoríficos estão o JBS Friboi de Porto Velho, acusado de aumentar artificialmente o peso da carne com água. O Margen, no município de Ariquemes, também é citado por não ter condições para exportar carne e mesmo assim tinha autorização. Se condenados pela Justiça, os denunciados podem chegar a cumprir de cinco a 107 anos de prisão. Eles respondem por diversos crimes, como falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Segundo o MPF, um dos servidores envolvidos chegou a receber R$368 mil entre 2007 e 2008 de um dos frigoríficos denunciados.